A sua empresa programou alguma atividade especial durante esta semana para promover uma mobilidade mais segura, saudável e sustentável? Alguma cidade organizou eventos com o objetivo de incentivar a utilização mais racional dos meios de transporte? De 16 a 22 de setembro, entidades públicas e privadas participam da Semana Europeia da Mobilidade, uma comemoração anual que procura sensibilizar e promover a utilização de meios de transporte mais sustentáveis, como as deslocações a pé, de bicicleta ou de transporte público.
Cada vez mais utilizadores procuram uma mobilidade mais ativa e menos contaminante. São muitos os quilómetros percorridos durante o ano para ir e voltar do trabalho, da universidade, do centro escolar, para desfrutar do lazer, das férias ou simplesmente para fazer coisas do cotidiano. Uma forma de mover-se que está a mudar e com veículos mais seguros e sustentáveis. Exemplo disso é que cada vez há mais pessoas que decidem participar da Semana Europeia da Mobilidade; uma semana na que a sociedade unida incentiva esta mobilidade mais responsável e respeitosa.
A Semana Europeia da Mobilidade começa em 1999. No ano 2000 passou a ter o apoio da Comissão Europeia. Hoje em dia é um evento comemorado em boa parte da Europa de 16 a 22 de setembro. Os diferentes países, instituições, organizações e sociedade civil realizam diferentes atividades para promover uma mobilidade mais sustentável e incentivar o desenvolvimento de boas práticas. Entre as atividades, destaca-se o Dia Sem Automóveis, celebrado em 22 de setembro, dia que incentiva todo mundo a deixar o automóvel estacionado para reduzir o seu impacto ambiental.
O tema deste ano é “Eficiência energética”. O lema “Combine e mova-se!”, procura conseguir que a sociedade participe desta iniciativa não apenas durante essa semana, mas também durante todo o ano. Não podemos esquecer o ambicioso objetivo da UE em matéria climática. O desafio é reduzir as emissões em pelo menos 55% até 2030 (Objetivo 55) e que a UE seja climaticamente neutra até 2050.
Entre as recentes medidas levadas a cabo para alcançar esta redução, destacar que os automóveis ou carrinhas novas introduzidas no mercado da UE a partir de 2035 serão veículos de zero emissões.
Todas as pessoas podem contribuir individualmente para conseguir uma mobilidade bem mais eficiente e menos contaminante. Quer participar da iniciativa? Utilize o automóvel de forma racional, tente ir a pé sempre que possível e utilize a bicicleta ou o transporte público. Modifique a forma de deslocar-se e promova uma mobilidade 3S: segura, saudável e sustentável.
Carta Europeia de Segurança na Estrada Um grande avanço para o Objectivo Zero
Empresas, associações, autoridades locais, universidades, escolas e outras instituições já aderiram a Carta Europeia da Segurança na Estrada. Em total, mais de 3.500 assinaram o seu compromisso com a redução de acidentes na estrada. O objetivo da Carta é mobilizar a sociedade civil e as instituições para a adoção de medidas efetivas que melhorem a segurança na estrada, através de ações e iniciativas específicas. Um lugar perfeito para o intercâmbio de boas práticas entre as pessoas e as entidades aderidas.
Por uma mobilidade segura, saudável e sustentável (Mobilidade 3S). Três conceitos unidos para o presente e o futuro.