Inspeção periódica automóvel só por marcação prévia agora

Miguel Alves

3 March, 2021

Sabia que a inspeção periódica automóvel sofreu um pequeno ajuste devido às regras do estado de emergência?

Com a renovação do estado de emergência, renova-se também a obrigação de confinamento como forma de tentar controlar a pandemia do novo coronavírus.

Relativamente às inspeções automóveis, as autoridades esclarecem que a realização de inspeções aos veículos é uma exceção ao dever de confinamento domiciliário, mediante comprovativo.

ITV

Devido às novas medidas implementadas pelo Governo, de acordo com o Decreto de Lei 3-C-202, as inspeções a veículos só poderão ser realizadas mediante marcação prévia.

Por outras palavras, só é possível fazer a inspeção ou a reinspeção mediante agendamento, pelo que deverá previamente contactar o centro ou a empresa de inspeção para proceder a essa marcação.

Os centros de inspeção mantêm-se em funcionamento, mas só podem funcionar por marcação, nos termos do nº 45, do Anexo II, do Decreto nº 3-C/2021.

Em tudo o mais, não há novidades a salientar do lado das inspeções automóveis.

Assim, como é habitual, o carro deve ser apresentado à primeira inspeção e às subsequentes até ao dia e mês correspondentes ao da primeira matrícula.

As inspeções periódicas, que visam garantir que as viaturas se encontram em boas condições de funcionamento e de segurança, podem, ainda, ser realizadas durante os três meses anteriores à data prevista.

Imagens | iStock/alvarobueno e  iStock/GaiBru_Photo

--

Uma iniciativa da: