Acaba de comprar um sistema de retenção infantil e não indicaram como instalar ou utiliza a cadeira que tinha no outro veículo e, sem saber muito bem se está a fazer corretamente, a instala como intuitivamente pensa que deve fazer. Às vezes, não se dá a devida importância à correta instalação do sistema de retenção infantil (SRI), mas a segurança das crianças depende disso. Não basta comprar a melhor cadeira infantil do mercado. Para ser realmente eficaz, deve ser corretamente instalada e a criança devidamente segura.
Uma das muitas perguntas a fazer quando falamos de sistemas de retenção infantil é a forma como devem ser instalados. Por um lado, o automóvel e o SRI podem ser incompatíveis. Por exemplo, o veículo pode ou não estar equipado com o sistema Isofix. É um sistema de fixação de dois pontos que simplifica a instalação da cadeira de segurança para crianças, sem necessidade de utilizar os cintos de segurança e evitando ao máximo os erros de instalação. Se o automóvel não estiver equipado com este sistema, as opções de cadeiras são reduzidas, pois, não pode ser instalado o SRI com Isofix. Portanto, não é possível comprar uma cadeira i-Size, já que todas têm a mesma fixação.
Para além, as cadeiras podem ter outros pontos de fixação como o Top Tether, um cinto que fixa as costas no encosto do banco ou ao porta-bagagens do carro. Isto varia consoante o modelo. Outras cadeiras têm um Pé de Apoio, que é esticado até o piso do veículo. Isto é especialmente necessário para cadeiras viradas para trás. Em ambos os casos, é preciso verificar a compatibilidade do veículo com estes sistemas antirrotação.
Como já indicámos, é necessário saber como instalar a cadeira para poder escolher o sistema de retenção infantil correto, mas também para poder mudar a cadeira sem problemas. Podem surgir situações em que seja necessário retirar o SRI e instalá-lo novamente neste ou noutro automóvel e é importante que a família saiba como fazer.
Portanto, recomendamos consultar a forma correta de instalar a cadeira no veículo na loja onde foi comprada. No caso de uma loja especializada, podem dar conselhos sobre como colocar a cadeira da forma mais eficaz. Para além, deve consultar o manual do próprio SRI. Deve vir na caixa, mas se não vier, os fabricantes de cadeiras disponibilizam manuais nos respetivos websites.
Na instalação preste atenção a
1-Compatibilidade da cadeira com o veículo. Tal como indicado, é preciso ter em conta se o automóvel tem Isofix ou se a cadeira deve ser equipada com um cinto de segurança. Verifique também se tem um Top Tether ou um Pé de Apoio.
2-Quando utilizado o Isofix, a cor verde das fixações indica que estão corretamente apertadas. Pelo contrário, no caso de um cinto de segurança, este deve passar por cada uma das ranhuras na ordem e na forma indicadas pelo fabricante no seu manual. O cinto deve estar esticado e nunca dobrado ou desgastado.
3-A cadeira deve ir no banco traseiro. Só pode ir no banco da frente se houver outras crianças com SRI a utilizar a parte traseiro, se for impossível colocar uma cadeira nesse ponto ou se o veículo não tiver banco traseiro.
4-Se for necessário transportar uma criança com uma cadeira no banco da frente, aumente a distância entre a criança e o painel. Lembre-se de desactivar o airbag do passageiro da frente.
5-Se existirem alguns bancos com Isofix e outros sem, utilize de preferência os bancos com fixações. Desta forma, evita-se cometer erros na instalação.
6-Para instalar um SRI com o cinto de segurança, a cadeira deve permitir a sua colocação (consultar previamente o manual). É indispensável um cinto de três pontos. Se o automóvel for muito antigo e tiver apenas dois pontos, não será possível instalar um SRI.
7-Ao escolher o banco de colocação da cadeira, devemos ter em conta que o banco central está normalmente situado no túnel central. Se a cadeira tiver um pé de apoio, não pode ser colocada aí. Para além, este banco, embora muito seguro, não tem normalmente uma fixação Isofix, que geralmente está em ambos os lados. A forma do banco do meio é, às vezes, voluminosa, o que pode dificultar a instalação, embora nem sempre seja esse o caso.
7-Entre os dois bancos traseiros laterais, recomenda-se escolher o da direita. Normalmente, é o espaço que se situa na berna e, portanto, a criança está mais protegida quando entra e sai do carro. Para além, o condutor, especialmente se viajar sozinho, tem melhor visibilidade e acesso à criança.
8-Dedique o tempo necessário à colocação e fixação da criança. É importante que tudo esteja devidamente colocado para garantir a máxima proteção que a cadeira pode proporcionar.
9-Não esquecer de colocar o cinto de segurança nas crianças. De nada serve ter instalado corretamente a cadeira se a criança não estiver segura. Se for um arnês, deve estar esticado e deixar entre um e dois dedos do corpo da criança.
10-Mesmo que não troque a cadeira, verifique sempre se tudo está bem preso, se a fixação Isofix está bem apertada, se o pé de apoio está encaixado e se o SRI não se move excessivamente.
A segurança das crianças depende dos adultos. Nunca viajar com uma criança sem cinto de segurança no veículo. Elas podem sair atiradas para fora do veículo em caso de travagem. Embora os braços possam parecer um sistema de proteção com uma boa aderência, não o são. A única opção para cumprir a regulamentação e garantir a segurança das crianças é utilizar um sistema de retenção infantil corretamente instalado, adequado ao peso e altura do miúdo e devidamente apertado.