O estado das estradas está diretamente relacionado com a segurança dos utilizadores, conforto das viagens, consumo de combustível dos veículos, emissões de poluentes, etc. Por isso, a manutenção de uma rede rodoviária em perfeitas condições é primordial em mais aspetos do que aqueles que percebemos.
Esta conservação representa um grande esforço em termos de pessoal, tempo e recursos materiais para as administrações públicas. Não esqueçamos que as estradas não apenas apoiam a circulação de passageiros, mas também são fundamentais para o transporte terrestre de mercadorias. O elevado volume de tráfego em algumas destas estradas, juntamente com as condições meteorológicas e ambientais do meio, causam um alto nível de desgaste com a consequente perda de propriedades das estradas.
Otimizar a manutenção
Como otimizar as tarefas de reabilitação, conservação e manutenção das infraestruturas rodoviárias? A tecnologia pode oferecer soluções inovadoras para um bom planeamento da gestão rodoviária? A resposta é a “Inteligência Artificial”. De que forma? Tradicionalmente, o controlo e planeamento do estado das estradas era feito manualmente, ou seja, uma equipa de técnicos visitava a área e obtinha dados sobre o estado da estrada. E é precisamente aqui que está a principal dificuldade: obter informações úteis de numerosas fontes de dados.
Informações precisas
A IA permite extrair informações precisas de diferentes fontes de dados e identificar relações entre elas que passavam despercebidas com técnicas anteriores. O tratamento e análise, através de redes neurais convolutivas, de todos os dados disponíveis (dados de equipamentos de controlo das estradas, dados meteorológicos, intensidade do trânsito, etc.) permite obter resultados inatingíveis com os métodos tradicionais. Através da formação e ajuste das redes utilizando quantidades massivas de dados, por exemplo, podem ser obtidos modelos de degradação do pavimento, altamente fiáveis, que permitem uma estimativa precisa das ações de manutenção mais adequadas.
Estas ferramentas permitem antecipar a deterioração da estrada e, assim reduzir significativamente os custos de manutenção, diminuir o tempo de indisponibilidade da estrada e melhorar o grau de conforto rodoviário percebido pelos utentes.
Roadbotics
Um bom exemplo deste tipo de tecnologia aplicada às estradas é oferecido pela Roadbotics, uma empresa americana especializada na análise de imagens de infraestruturas rodoviárias, que foi recentemente adquirida pela Michelin.
A RoadBotics foi fundada em 2016 e utiliza inteligência artificial para analisar dados das estradas recolhidos por câmaras, principalmente de smartphones. Graças à tecnologia de Visão Artificial da RoadBotics, as imagens são transformadas em informação que ajuda a detetar áreas prioritárias de manutenção. A Visão Artificial é uma técnica específica de inteligência artificial que permite analisar imagens captadas por equipamentos, como uma câmara. Esta técnica ajuda a reconhecer imagens e compreender e processar informações obtidas.
Decisões mais eficazes
O objetivo da Michelin com esta aquisição é acelerar o desenvolvimento das soluções e serviços já oferecidos pela MICHELIN DDi (Driving Data to Intelligence), o departamento do Grupo dedicado à análise de dados e comportamento dos condutores. Esta tecnologia fornecerá aos responsáveis pelas infraestruturas rodoviárias informações cada vez mais precisas sobre a causa das diferenças de comportamento dos condutores, facilitando as suas decisões para melhorar a segurança rodoviária de forma mais eficiente. O serviço estará inicialmente disponível na América do Norte e a chegar em breve na Europa.