Michelin e Essilor dão as mãos em prol da segurança

Miguel Alves

2 July, 2020

A Essilor e a Michelin lançaram uma campanha de consciencialização conjunta integrada na iniciativa “Movin’On” que pretende promover uma mobilidade com maior segurança. A campanha tem como tema: “Juntos pela mobilidade segura: verifique a sua visão, verifique os seus pneus”.

Pela primeira vez, esta campanha reunirá os dois embaixadores das respetivas marcas, o Michelin Man e o Max, convidando os condutores a verificar a sua visão e os seus pneus antes de saírem para a estrada.

Ambas as empresas acreditam firmemente no poder de iniciativas conjuntas para garantir a mobilidade segura.

A campanha terá um alcance global e será lançada gradualmente em países-piloto, onde as recomendações específicas serão depois disponibilizadas, incentivando o público em geral a se aconselhar com os oftalmologistas e com os profissionais de pneus.

Esta campanha de consciencialização baseia-se na recente atualização das recomendações das Nações Unidas (ONU) aos países para melhorar os sistemas nacionais de segurança rodoviária. “Garantir uma boa visão para todos os utilizadores da estrada” agora faz parte das orientações oficiais para alcançar os objetivos de segurança rodoviária das Nações Unidas em todo o mundo.

Uma má visão e pneus em mau estado são dois importantes fatores de risco de acidente.

A Essilor e a Michelin, ambas parceiras da Ação da FIA para segurança rodoviária e do Fundo de Segurança Rodoviária das Nações Unidas, decidiram colaborar e colaborar concretamente para garantir uma mobilidade mais segura.

De acordo com estudos, 90% das informações necessárias para se decidir na estrada vêm dos nossos olhos, e, no entanto, estima-se que um em cada cinco condutores no mundo sofra de problemas de visão não corrigidos, geralmente devido à falta de consciência ou ao acesso limitado aos cuidados com a visão.

Paralelamente, cerca de 1 em 2 veículos rola com pneus com baixa pressão e cerca de 1 em 10 automóveis circula com pneus que estão além do limite de desgaste, o que pode levar a perfurações ou acidentes. Os dados são da Michelin e baseiam-se em análises feitas em 2016, em França.

As regras de ouro da Michelin vão no sentido de que deve inspecionar com regularidade os pneus (a sua pressão, o seu revestimento e o seu estado geral). Por seu lado, a Essilor aconselha a que os condutores verifiquem regularmente o estado da sua visão, protegendo os olhos da claridade e usando quando necessário óculos para conduzir.

Numa altura em as pessoas começam a desconfinar e a voltar à estrada, ter noção destas realidades é muito importante para se tomarem decisões responsáveis: verificar a visão e os pneumáticos.

--

Uma iniciativa da: