Michelin recupera fabrico de pneu antigo a pensar no clássico Seat 600

André Gomes

27 December, 2019

A Michelin recuperou o fabrico do pneumático MX para oferecer a melhor solução técnica aos proprietários do citadino Seat 600.

Os pneus representam um elemento determinante na segurança de um veículo. E pelo facto de os automóveis clássicos poderem percorrer menos quilómetros este elemento não deve ser menosprezado. Quem é igualmente proprietário de veículos clássicos pode também ter dificuldades em encontrar algumas medidas de pneumáticos que “sirvam” ao seu modelo e mantenham a traça antiga que confere toda uma coerência ao conjunto e reforça o valor do veículo.

Atenta a esta situação, a Michelin concebeu um pneu moderno para um ícone do passado, o Seat 600, do qual se fizeram quase 800.000 unidades entre 1957 e 1973, tornando-se num símbolo da sociedade espanhola durante a segunda metade do século XX.

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A sua procura, e posterior popularidade, levou com que ainda hoje se estimem que perdurem em circulação e bem mantidas pelos seus proprietários cerca de 10 mil unidades do pequeno citadino da Seat.

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Michelin MX

Deste modo, este automóvel, um dos veículos clássicos mais apreciados pelos colecionadores, volta agora a contar com um aliado da época: o Michelin MX.

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Este pneu regressa à produção pela mão da Michelin, após ter sido recuperado o seu fabrico para oferecer a melhor solução técnica aos proprietários do simpático modelo.

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Desde que os fabricantes de pneus deixaram de comercializar a medida 145 R 12, em meados da década de 1990, as soluções disponibilizadas aos utilizadores para equipar o Seat 600 eram cada vez mais difíceis de encontrar, por não existir no mercado nenhum pneu radial equivalente à medida original 5.20-12. Muitos proprietários recorriam à medida 145/80 R 12, com a correspondente dificuldade em superar as inspeções técnicas ao volante do clássico, por não ser esta última uma solução legal para o Seat 600.

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“De facto, enquanto que a medida 145 R 12 é equivalente à original, por ser a diferença de diâmetro entre ambos os pneus inferior a 3%, não sucede o mesmo no caso da medida 145/80 R 12, que não é válida para efeitos da inspeção técnica de veículos, ao implicar uma diferença de diâmetro de 3,8%. Por isso, a única solução legal disponível durante os últimos 30 anos tem sido equipar o modelo com o pneu original 5.20-12, opção onerosa e difícil de conseguir”, explica a Michelin.

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A partir de agora, com o regresso do Michelin MX 145 R 12, que se torna no único pneu radial do mercado equivalente ao original 5.20-12, ficam resolvidos estes inconvenientes, com um pneu que, além do seu valor histórico, proporciona grandes vantagens técnicas para os utilizadores do Seat 600.

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O Michelin MX oferece uma aderência superior, assim como uma substancial melhoria da capacidade de travagem e da estabilidade direcional.

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Assegura, ainda, uma maior quilometragem e uma resistência à deformação por estacionamento prolongado ou reduzida utilização – situação habitual entre os veículos clássicos – superior à de qualquer outro pneu.

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