Pensar e mover-se em verde todos os dias

Redacción Circula Seguro

6 August, 2021

Integrar a mobilidade sustentável no nosso dia a dia significa pensar e adotar uma série de hábitos que não apenas são saudáveis para nós, mas também ajudam a controlar uma tendência global que ameaça o nosso bem-estar. Atualmente, nas cidades reside 55% da população mundial e espera-se que esse número atinja 13% em 2050. Considerando que os núcleos urbanos têm os níveis de poluição mais elevados, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 1,3 milhões de pessoas por ano morrem por causa da poluição do ar causada principalmente pelos transportes.

O que é a mobilidade sustentável?

Não há tempo a perder e, para começar, vale a pena lembrar exatamente a que se refere a mobilidade sustentável: este termo refere-se a todas as medidas que permitem a circulação das pessoas com o menor impacto ambiental possível. Assim, o primeiro passo para incorporar práticas sustentáveis na sua mobilidade diária é pensar bem em cada viagem que faz no seu dia a dia.

1. Reveja a sua rotina

Tem mesmo que levar o carro para todas as suas viagens? Sempre há alguma que se pode evitar. Há muitos estudos realizados sobre a percepção do tempo nas cidades e a grande maioria conclui que subestimamos as viagens de carro, sempre pensamos que nos poupam mais tempo do que realmente poupam, e damos mais valor aos trajetos a pé. Ir de carro para deitar o lixo, levar as crianças ao colégio no seu carro, quando poderia ir andando… Seja honesto, já sabe que viagem vai evitar

2. Sistemas de aluguer partilhado

Nos últimos anos, os sistemas de aluguer de motas e bicicletas tornaram-se particularmente populares nas grandes cidades. Há um grande número de aplicações e empresas à sua disposição que facilitam o controlo, gestão e monitorização de bens partilhados e permitem aos utilizadores integrá-los na sua vida diária, bem como combiná-los com o transporte público.

3. Distâncias insuperáveis? Transporte público

Se alguma das viagens que tiver de fazer não for compatível com ir a pé ou de bicicleta, opte pelo transporte público e, de preferência, utilize este meio. Muitos destes veículos já utilizam energia limpa, mas se ainda não for o caso, as emissões poluentes serão sempre partilhadas com outros passageiros, pelo que a sua pegada ambiental será sempre menor do que se estivesse a viajar num veículo privado.

4. Um estilo de condução sustentável

Não tem outra escolha que levar o carro? Sabe que também pode aplicar um estilo de condução sustentável ao volante? Trata-se do chamado “green driving”:

  • Verifique a pressão dos seus pneus.
  • Conduza de forma suave: assim evitará travagens súbitas.
  • Utilize bem as velocidades. Circule sempre com as relações mais longas e em baixas rotações.
  • Utilize bem a transmissão: Não deve ser utilizada para travagem, e a transição de velocidades deve ser rápida, sem grandes reduções.
  • Manter uma temperatura interior adequada: não utilizar em excesso o ar condicionado, pois consome muita energia.
  • Não sobrecarregar o veículo: levar mais peso que o necessário ou distribuir mal a carga aumenta o consumo de combustível.
  • Desligue o motor: um carro parado com o motor ligado consome até 0,7 litros/hora. Ao estar parado durante mais de dois minutos, desligar o motor.

5. Torne-se um consumidor eco-responsável

Ao comprar um carro pode optar por veículos não poluentes, ou que utilizem combustíveis alternativos sustentáveis. Não apenas é importante que o faça para o planeta, mas também porque a legislação será cada vez mais dura com os veículos poluentes e a sua utilização vai ser progressivamente restringida.

6. Recicle

Não são apenas os veículos que poluem, mas também as infraestruturas em que os veículos circulam. Por isso, por exemplo, a construção de estradas com materiais reciclados promove assim a economia circular. Se reciclar, estará também a contribuir a reduzir o seu impacto ambiental e a promover a economia circular, um conceito intimamente ligado à mobilidade sustentável.

Etiquetas

Mais smart
--

Uma iniciativa da: