A toda velocidade no inverno: conselhos para andar de mota a menos zero

Redacción Circula Seguro

17 December, 2021

Andar de mota não tem de ser um passatempo exclusivo para o bom tempo. Se souber como preparar e manter a sua mota durante os meses de inverno, não terá que deixá-la na garagem durante esta estação. Anime-se e siga estes conselhos para desfrutar das paisagens incríveis que a estrada tem para oferecer no inverno:

Utilize um bom equipamento de inverno

Pode parecer evidente, mas nem todos os motoristas têm a roupa adequada para proteger-se do vento frio do inverno. Luvas, casacos, calças e calçados devem mantê-lo a uma temperatura razoável. Para além, é aconselhável usar roupa interior térmica por baixo da sua roupa habitual. A propósito, tenha o seu casaco de chuva sempre à mão. Molhar-se é sempre desconfortável, mas se a temperatura também for baixa pode ser prejudicial para a sua saúde.

Deve estar especialmente visível

Lembre-se que nos meses de inverno a visibilidade na estrada é deficiente e que há menos horas de luz. Por isso, é importante que o seu equipamento seja refletor e com cores vivas.

Conduza com suavidade

A aderência à estrada é menor no inverno do que no bom tempo. Para evitar quedas, conduza o mais suavemente possível. Tenha especial cuidado com as marcações na estrada, pois podem causar derrapagens. As curvas devem ser suaves e quanto mais vertical, melhor.

Capacete

Escolha um ecrã transparente, pois necessita a máxima visibilidade. Verifique o seu capacete e tome medidas para evitar o embaciamento e para dispersar a chuva de forma mais eficaz. Para conseguir ambos os objetivos, existem produtos como o pin-lock (uma película para o capacete) ou sprays que impedem o embaciamento no interior e evitam que a água fique parada no capacete. Outra forma de reduzir o embaciamento é abrir alguma das entradas de ar do capacete para permitir um fluxo constante de ventilação.

Cuide da sua mota

O sal que os veículos de manutenção espalham nas estradas é altamente corrosivo e pode aderir à parte de baixo da sua mota. Uma boa limpeza após cada viagem pode evitar problemas futuros. Verifique os níveis e o estado dos fluidos da mota para garantir que a parte mecânica não sofra mais do que deve com baixas temperaturas. Uma verificação regular da bateria também é quase obrigatória, já que esta é a parte que mais sofre no inverno. Atenção às luzes e ligações elétricas, mantenha a corrente limpa e lubrificada para a água não tenha um custo maior do que deve.

Fundamental

Verifique se os pneus estão em perfeito estado, pois com o frio e a humidade precisa de uma aderência perfeita na estrada.

--

Uma iniciativa da: