Novos tempos, nova imagem de sinal de veículo elétrico

Redacción Circula Seguro

25 de Maio de 2022

Tal como existem sinais rodoviários que nos avisam da proximidade de uma estação de serviço, a DGT acaba de aprovar nova sinalização para os cidadãos identificarem a localização dos pontos de carregamento dos carros elétricos. Estes novos sinais de trânsito baseiam-se nos que já existem em outros países da União Europeia.

Pictograma oficial

Para além, também foi aprovado o pictograma oficial de “veículo elétrico”, para especificar que determinados sinais são para estes veículos. O ícone é a imagem de um carro com um cabo e a correspondente ficha.

Pictograma oficial

Por outro lado, os sinais que começamos a encontrar nas estradas para avisar da proximidade dos pontos de carregamento são:

Existência de um ponto de carregamento ou estação de serviço de combustíveis

Este sinal indica a existência de um ponto de carregamento ou estação de serviço de combustíveis que também oferece carregamento de veículos elétricos.

Sinal refere-se apenas a infraestruturas específicas para veículos elétricos

Este sinal indica a localização de um ponto de carregamento. O pictograma inclui um sinal de carregamento verde com cabo, ficha e as letras «EV» (Electric Vehicle). Este sinal refere-se apenas a infraestruturas específicas para veículos elétricos, nas que esta energia é a única oferecida. Por exemplo, para a rede de carregamento de Tesla é utilizado este tipo de sinal sempre que independente e não numa estação de serviço tradicional.

Este sinal indica a existência de uma estação de serviço com disponibilidade de gasolina, gasóleo, GLP e pontos de carregamento para veículos elétricos.

Instalação gradual

Todos estes novos sinais são informativos (por isso a sua forma retangular) e podem ser colocados de forma individual ou em conjunto nos sinais de serviço, que os cidadãos podem encontrar tanto nas estradas como nas áreas urbanas.

Os sinais já estão em vigor, contudo, a DGT e o Governo explicam que este processo de inclusão de novos sinais não será imediato, mas espera-se que seja implementado de forma gradual, à medida que os sinais já instalados são removidos. O Governo comprometeu-se a publicar o mapa oficial de pontos de carregamento em toda a Espanha até 20 de maio.

Os novos sinais da DGT são informativos, mas têm uma sanção indireta associada. Se entramos numa estação de serviço e não encontramos um local para estacionar o carro, deixá-lo nos espaços reservados para veículos movidos a bateria ou para carregamento não é a melhor ideia… mesmo que estejam vazios. O mau uso desses lugares de estacionamento tem coima de 200 euros.

Etiquetas

dados