Os pneus são a única ligação entre o veículo e a estrada, são um elemento de segurança muito importante e, claro, não duram para sempre. Devem ser substituídos se for altura de comprar pneus novos. Se não sabe quando ou o que considerar ao comprar pneus novos para o seu veículo, não perca este artigo.
Os pneus estão gastos? Sem dúvida, esta é uma das causas mais comuns. Quando têm uma profundidade do piso de 1,6 milímetros ou menos, é definitivamente tempo de substituí-los. Na verdade, é aconselhável substituí-los com menos de 3 milímetros. Como podemos saber? É só verificar o indicador de desgaste no próprio pneu. Normalmente, um ícone que varia em função da marca. Isto também pode ser verificado com um medidor de profundidade ou uma moeda de 1 euro. Introduzir a moeda entre as ranhuras. A parte dourada da moeda não deve ser visível.
Outra razão para substituir um pneu é se tiver um furo que não pode ser reparado, pelo tamanho (mais de 6 milímetros de diâmetro pode ter danificado a estrutura da carcaça) ou por que está na lateral. Também é aconselhável se os pneus tiverem saliências, principalmente na lateral, pode ser por um rasgão na cinta inferior, ou por cortes. consideráveis. Também, no caso de fendas ou rachaduras, algo que pode acontecer quando bastante velhos.
Sempre seguir as instruções do fabricante sobre os anos e quilómetros do pneu. Em qualquer caso, e independentemente, devem ser verificados periodicamente para garantir as boas condições. Pneus de qualidade podem durar 50 mil quilómetros, entretanto, como indicado acima, isto dependerá do modelo e marca. Este dado é apenas uma orientação. Quanto ao tempo, há que ter em conta que ao longo dos anos podem cristalizar, mesmo com o veículo parado. A partir de 10 anos é aconselhável a sua substituição, mesmo que estejam bem. Evidentemente, isto também afeta os pneus de substituição.
A melhor opção é substituir os quatro ao mesmo tempo para maior segurança. Isto é fundamental quando percorridos muitos quilómetros, por desgaste ou por muito tempo em uso. No entanto, se apenas um pneu for afetado, por um furo ou rebentamento, podem ser substituídos aos pares.
Escolha os seus pneus de acordo com:
- A compatibilidade com o seu veículo, isto é, dimensões do pneu, carga que pode suportar e velocidade máxima.
Não todos os pneus servem. Em geral, ao escolher um pneu, perguntam o modelo do veículo para saber as dimensões recomendadas pelo fabricante. As dimensões podem ser encontradas na ficha técnica, onde indicadas as variantes. Por exemplo, se o pneu indica R 20, o R é o radial e o número que seguinte a jante de 20 polegadas.
Isto mesmo acontece com a carga máxima que pode suportar e a velocidade. Ambos os dados estão na ficha técnica do veículo. Por exemplo, indica a carga em quilos que cada roda pode suportar e a letra final é o código ou índice de velocidade máxima desse pneu.
- As condições nas que o veículo é conduzido.
Não é a mesma coisa viver numa zona montanhosa que viver na praia. Também não é o mesmo viver num país nórdico que em Espanha. Se viver numa região de baixa temperatura ou num local onde neva frequentemente, é aconselhável optar pelos pneus de inverno, especialmente durante esta época do ano. Também pode optar pelos pneus “all season” ou “todo tempo”, perfeitos para lugares com clima variável, ou pneus de verão, indicados para temperatura acima de 7°C, já que é quando melhor podemos aproveitar as suas capacidades.
- Consulte a rotulagem para escolher os melhores pneus para as suas necessidades.
Sobre isso, a eficiência do combustível e a aderência em piso molhado têm de ser tidas em conta. Em ambos os casos está classificado de A a E, do mais alto para o mais baixo. Pode encontrar todas as informações na rotulagem dos pneus.
Nesta rotulagem encontrará o ruído exterior, ou seja, o ruído que o pneu emite do exterior quando está a ser utilizado. Classificado de A (menor ruído) a C (maior).
Se forem pneus para a neve, devem ser marcados 3PMSF (montanha de três bicos) e M+S (Mud and Snow, isto é, lama e neve). Se têm esta informação, podem ser conduzidos sem correntes de neve quando necessário.
Evidentemente, é importante localizar o identificador do pneu, ou seja, cada pneu deve ter um identificador único. Para além, devem ser aprovados.
Finalmente, é de notar que se pode encontrar pneus específicos que são concebidos para as caraterísticas particulares dos veículos elétricos. Por exemplo, os pneus com baixa resistência de rodagem são adequados para maximizar a duração da bateria.
Em caso de dúvida, recomendamos consultar um mecânico profissional sobre as diferentes opções. Se tiver de mudar os pneus, não hesite. São uma parte fundamental e indispensável da sua segurança e dos outros utentes da estrada.