O que é o BAS?

António Ferreira

14 de Fevereiro de 2014

BAS, também designado por EBA, são as siglas de Brake Assist System ou Electronic Brake Assist que, traduzidas do inglês significam sistema eletrónico de assistência ou ajuda à travagem de emergência. Trata-se de um sistema de segurança do automóvel idealizado pela Mercedes-Benz que, combinado com o ABS garante que a travagem seja o mais curta possível, tirando partido da capacidade de travagem perante qualquer emergência.

O sistema BAS mede, por um lado, a velocidade com que é libertado o pedal do acelerador e se pisa o travão. Por outro lado, calcula a pressão utilizada no sistema de travagem para interpretar se nos encontramos perante uma travagem de emergência. Desta maneira, o dito dispositivo aumenta a pressão da frenagem conseguindo reduzir a distância da travagem com a ajuda do condutor.

Ajuda ao condutor perante uma travagem inadequada

Muitos acidentes ficam a dever-se a uma travagem inadequada perante uma frenagem brusca do veículo da frente. Também podemos travar demasiado tarde por vários motivos: por conduzirmos distraídos ou desatentos, com visibilidade reduzida, como por exemplo quando se conduz com o sol a bater nos olhos, etc. Como a maioria dos condutores, não estamos habituados a lidar com este tipo de situações críticas e não sabemos aplicar a força de travagem suficiente para evitar, digamos, uma colisão por alcance.

O desenvolvimento de novas tecnologias como o Autonomous Emergency Braking ou AEB parecido com o BAS, podem ajudar o condutor a evitar este tipo de acidentes ou, pelo menos, a reduzir a sua gravidade. São várias as modalidades de sistemas, pelo que podemos agrupá-los em autónomos (onde o sistema atua de modo independente de forma a que o condutor possa evitar o acidente) ou de emergência, quando o sistema só intervém numa situação crítica ou quando o sistema se encarrega de evitar o acidente através da aplicação dos travões. Poderemos ver um exemplo neste vídeo:

Também neste tipo de sistemas, já mais modernos, se utiliza tecnologia de radar para identificar os possíveis obstáculos à frente do carro. Essa informação é combinada eletronicamente com a velocidade e trajetória do veículo. Dessa forma, se for detetada uma possível colisão, os sistemas de ajuda à travagem em geral tratam, em primeiro lugar, de evitar o impacto ao advertir o condutor de que é necessário atuar e no caso de não tomar medidas, o sistema aplicará os travões.

Como funcionam realmente estes sistemas de ajuda à travagem

Do ponto de vista da sua complexidade técnica, o sistema BAS é relativamente simples. Os seus principais elementos são o sensor de velocidade ou força, situado no pedal do travão, a válvula que aumenta a pressão no circuito de travagem e a centralina eletrónica que gere todo o sistema. Trata-se de elementos que fornecem segurança no automóvel e, ao mesmo tempo, são complementados por outros. Por isso, muitos modelos de carros para além de virem equipados com a assistência à travagem ou BA, trazem também o sistema de travões antibloqueio ou ABS e a distribuição eletrónica de travagem ou EBD.

O sistema de ajuda à travagem BAS, atendendo a que identifica a situação de emergência, ativa uma válvula eletromecânica situada normalmente no servofreio para aumentar a pressão no circuito hidráulico de travões, pressão esta que se transmite instantaneamente às pastilhas e discos de travão. Alguns sistemas BAS aplicam diretamente a máxima intensidade de travagem que o veículo é capaz de proporcionar, enquanto que outros são capazes de a regular de modo proporcional à força exercida sobre o pedal do travão pelo condutor.

Para evitar que o aumento brusco da intensidade da travagem produza um bloqueio repentino das rodas, o sistema de ajuda à travagem BAS funciona de modo sincronizado com outro dos sistemas básicos de segurança ativa, o sistema antibloqueio dos travões ABS. Enquanto que o primeiro aumenta rapidamente a pressão no circuito de travões para conseguir a intensidade máxima de travagem, o segundo sistema modula-a para evitar que se produza o bloqueio de rodas e a subsequente perda do controlo do veículo. Por outro lado, se o condutor soltar exageradamente o pedal do travão, o referido sistema interpreta que desapareceu a necessidade de travar a fundo e desliga-se.

Controlo inteligente de imprevistos

BAS

De acordo com investigações realizadas em 1992 com o simulador de condução da Mercedes-Benz em Berlim, chegou-se à conclusão de que mais de 90% dos condutores não trava com força suficiente em situações de emergência. O motivo pode ser uma reação tardia, um estado emocional negativo ou simplesmente não ter experimentado uma situação de risco com aplicação do sistema de travagem.

Em qualquer caso, a médio e longo prazo, os futuros sistemas inteligentes de prevenção de colisões poderão oferecer níveis ainda mais elevados de segurança. Deverão ser capazes de revelar por sua conta o risco de colisão e agir de forma autónoma sobre o sistema de travões para evitar ou reduzir as suas consequências, já que no caso do atual sistema BAS tem de ser o condutor a detetar a situação de emergência e a atuar sobre o pedal de travão.

Dicionário de sistemas de segurança automóvel

Sistema de Assistência à Travagem ou BAS (Brake Assistence System)

Dispositivo capaz de detetar quando um condutor enfrenta uma travagem de emergência que o ajuda a conseguir a máxima intensidade e eficácia de travagem.

Também denominado:

Servofreio de emergência, Electronic Brake Assist (EBA), Ajuda à Travagem de Urgência (AFU), Brake Assist (BA), Hydraulic Brake Assistance (HBA), Mechanical Brake Assist (MBA) e Sistema de Ajuda à Travagem de Emergência (SAFE).

Relacionado com:

ABS

Inventor / Ano:

Daimler-Benz e TRW

LucasVarity depois de uma investigação em 1992 tornando-se conhecido no Mercedes-Benz Classe S e Classe SL em dezembro de 1996.