O que existe debaixo do capô do nosso carro? Explicamos-lhe em detalhe

Miguel Alves

23 April, 2021

Conhecer o interior do nosso veículo é essencial e nem todos estamos familiarizados com os componentes que estão debaixo do capô.

Somente quando ocorre uma avaria, muitos começam a preocupar-se com os “problemas mecânicos”.

Ao abrir o capô, um conglomerado de ferro, plástico e óleo dá-nos as boas-vindas e as perguntas começam a surgir.

capó del coche

O depósito de óleo e a sua vareta medidora de nível

Este é o primeiro componente importante a ser considerado. Em geral, a troca de óleo é feita na oficina à medida. Porém, é responsabilidade do condutor verificar regularmente o nível do óleo (e reabastecer se necessário) para que o motor esteja sempre lubrificado para não haver atrito entre as partes mecânicas e metálicas do automóvel.

Para verificar o nível do óleo, devemos localizar a vareta medidora. Ele está localizada no bloco do motor. Em seguida, devemos seguir estas etapas:

  1. Com o veículo nivelado e o motor frio, retire cuidadosamente a vareta e limpe-a com um pedaço de papel (não é de rosca, retira-se puxando-a para fora).
  2. Colocamos de volta a vareta no tubo e retiramo-la de seguida.
  3. Verificamos em qual nível o óleo está marcado: se estiver entre as duas marcas (nível mínimo e máximo), o nível está correto. Se o nível estiver abaixo da marca mínima, devemos repor o nível com lubrificante de motor.

E onde está o tanque de óleo do motor para reabastecer o lubrificante? Geralmente está localizado bem próximo da vareta e consiste numa tampa giratória com a inscrição “óleo de motor ” ou com o ícone de uma lata de óleo. Geralmente é aberto girando um quarto de volta, embora possa ser bastante difícil. Tenha cuidado para não o deixar aberto!

capó del coche

O reservatório do líquido anticongelante e os dutos de ar condicionado

É um dos maiores reservatórios, embora às vezes não seja visto a olho nu, pois pode estar “enterrado” entre os canos. Geralmente é feito de plástico translúcido e contém um líquido anticongelante rosa ou azulado. É composto por uma tampa de metal com duas “orelhas” e um autocolante de advertência com a inscrição “PERIGO” que indica que nunca deve ser aberto se o motor estiver quente, pois o líquido a ferver pode salpicar para a cara. Pode também queimar as mãos com os seus vapores. Ele está localizado próximo à grelha frontal, ao lado do radiador, e deve ser reabastecido pontualmente, apenas em caso de vazamento.

Os dutos de metal que circundam o tanque de anticongelante pertencem ao ar condicionado. Eles costumam conectar o compressor e o radiador e perdem-se na parte inferior, onde se ligam ao sistema de ar condicionado. No interior, transportam gás sob pressão e consistem em válvulas para recarregar em caso de perda de gás.

O reservatório do lavador de para-brisas

É um dos mais inconfundíveis pela sua localização e pela sua tampa de plástico azul. A tampa é composta por um ícone que representa um para-brisas com água que se abre facilmente e pode ser enchido com água e sabão ou com um produto de limpeza específico.

capó del coche

Bateria e fusível e caixa de relé

A bateria é facilmente identificável no capô, pois geralmente consiste numa embalagem metálica da qual saem os terminais e cabos conectados às suas extremidades. Quando ficarmos sem bateria, devemos colocar as pinças vermelhas nos terminais positivos (tampa vermelha) e as pinças pretas nos bornes negativos (sem tampa de proteção). Nalguns veículos, seja para melhorar a distribuição de pesos ou por haver um motor muito volumoso, a bateria seja colocada no porta-malas. Embora o mais comum seja, de facto, encontrá-la ao abrir o capô do carro.

A caixa de fusíveis está localizada bem próxima à bateria e possui uma tampa de plástico que pode ser removida facilmente e sem ferramentas. A função dos fusíveis é proteger os componentes elétricos contra um possível aumento de intensidade. Verifique o manual do carro para descobrir a função de cada fusível e certifique-se de ter peças sobressalentes. Os relés também estão localizados na caixa de fusíveis, uma série de interruptores automáticos, como os dos indicadores de direção.

Caixa de filtro de ar

É grande e feito de plástico; às vezes a sua tampa é enrugada. Permite substituir o filtro de ar se já estiver muito deteriorado e não requer mais do que uma chave de fendas para remover a tampa de plástico.

Geralmente está localizado entre o motor e a bateria.

capó del coche

Ajuste do farol

Quando um farol se funde ou quando é preciso ajustar a altura ou a posição do feixe de luz, você pode fazer isso de ambos os pontos nas extremidades da frente. Cada farol incorpora dois parafusos de plástico que permitem que o projetor seja girado horizontalmente e verticalmente para ajuste.

Óleo da embraiagem e travão

O reservatório que permite encher o óleo do travão está localizado no cilindro hidráulico e próximo ao servofreio. Nele encontramos o óleo que lubrifica o sistema de travão e que compartilha com o atuador da embraiagem. A tampa do reservatório do lubrificante do travão é geralmente rosqueada e tem indicadores de perigo impressos nela. Além disso, é claramente identificado pelo desenho de um octógono com um círculo entre parênteses no interior e a inscrição com o tipo de líquido (DOT4).

capó coche

Manual de utilizador do Honda CR-V 2017 (gasolina)

Para a manutenção destes componentes que se encontram sob o capô é necessário tempo, dedicação e atenção constante.

Em geral, basta verificar se os níveis dos líquidos estão adequados e se não há fugas, além de verificar o estado do filtro de ar e conhecer o funcionamento dos terminais e pinças se ficar sem bateria.

A atenção a estes elementos e conhecer estas questões básicas de mecânica é importante para a saúde do seu veículo e até para nos poupar a incómodos em face de imprevistos na estrada. Lembre-se disso!

Há uma grande quantidade de outros pequenos componentes que, neste caso, vamos mencionar brevemente, porque eles realmente não fazem parte da manutenção que podemos realizar.

São elementos como o bloco de comando do motor, o comando de estabilidade, o alternador, os blocos silenciosos do motor, a bomba de vácuo … Em caso de avaria em algum deles, é melhor ir à oficina logo que possível.

Imagens | iStock Artem Peretiatko AntonioGuillem rclassenlayouts SARINYAPINNGAM Milan Krasula

--

Uma iniciativa da: