Condutor, isto é o que o acompanhante pode fazer por si numa viagem

Redacción Circula Seguro

7 de Agosto de 2023

Prefere viajar acompanhado do que sozinho? Viajar com alguém ao seu lado proporciona companhia e ajuda que são muito apreciadas em viagens longas. Caso seja um daqueles condutores que preferem viajar acompanhados, não perca tudo o que o acompanhante pode fazer por si. Embora possa não parecer, há muitas coisas que pode fazer para tornar a viagem mais segura e agradável.

Um copiloto não é apenas mais um passageiro. Pelo simples fato de ocupar esse lugar, deve desempenhar tarefas básicas destinadas a garantir que a viagem seja feita com segurança e que o condutor não seja incomodado de forma alguma. Aqui a responsabilidade é partilhada, por isso, indicamos tudo o que o seu acompanhante de viagem pode fazer por si:

1. O copiloto está encarregado de manipular o GPS, caso necessário. Passou da entrada? Há outro caminho a escolher? Como sabe, é totalmente proibido ao condutor manipular o GPS enquanto está ao volante. Portanto, o copiloto é a pessoa encarregada de assumir estas funções e de orientar o condutor. O mais importante é manter os olhos na estrada, portanto, o copiloto é quem pode consultar o GPS e antecipar as próximas manobras.

2. A pessoa encarregada de manter a comunicação com a família e os amigos. Se precisar fazer uma chamada durante a viagem ou avisar a sua paragem, o copiloto é a melhor pessoa para o fazer. Desta forma, o condutor não se distrai e pode estar totalmente concentrado na condução.

3. Naturalmente, é também responsável pelo controlo do rádio, CDs ou de qualquer outro elemento do veículo a que o condutor não tenha acesso e que o possa distrair.

4. O copiloto é responsável de manter conversas calmas. É importante divertir, mas não distrair. Por isso, são aconselháveis conversas calmas e fluidas.

5. A pessoa responsável por apaziguar os passageiros dos bancos traseiros, especialmente as crianças quando estão aborrecidas ou a discutir. O copiloto é a pessoa responsável pelos outros passageiros. Se a criança precisar de água ou de atenção, o acompanhante encarrega-se de tudo.

6. É claro que o copiloto não deve adormecer. Para evitar a fadiga e a sonolência do condutor, o copiloto não deve cometer o erro adormecer, pois isso provoca sonolência no condutor.

7. O acompanhante também é responsável pelo controlo do condutor. Se notar que ele está cansado, deve convencê-lo a parar e a descansar.

8. Também é a pessoa responsável por garantir que os outros passageiros viajam corretamente, ou seja, verificar se a criança não retirou o arnês, se todos os cintos estão colocados e se todos estão devidamente seguros nos seus lugares.

9. Respeitar o estilo de condução do condutor. Ninguém gosta de ser constantemente questionado sobre se está a fazer as coisas bem ou mal. Isto pode levar a tensões e desconfiança. Devemos sempre alertar para comportamentos que possam representar um risco para a segurança. Se o copiloto observar o não cumprimento das regras de trânsito ou manobras que ponham em risco a sua segurança, deve informar o condutor.

10. É claro que não há nada como ter um copiloto que também sabe conduzir e que pode assumir o volante se necessário. Para além, terá conhecimentos sobre o código da estrada que são úteis em caso de dúvida.

Viajar acompanhado é uma excelente opção. Se puser em prática estas dez recomendações, a presença de um acompanhante nas viagens longas passa a ser indispensável.