Os protetores de ombros evoluíram nos últimos anos, chegando a ser elementos muito importantes para o bom funcionamento das cadeiras infantis atuais. Contudo, o que são exatamente?
São almofadas que cobrem a parte superior do arnés da cadeira infantil. Em geral, estes protetores vão unidos à cadeira por uma fita ao redor da área por onde entra o arnés. Estas almofadas têm uma função principal: reduzir a tensão no peito, portanto, a distribuição e absorção da energia, e a redução da excursão da cabeça da criança em caso de acidente.
Funcionamento
Contudo, como uma simples almofada pode conseguir este efeito? Não é mágica, é física. Simplesmente, ao aumentar a superfície de contacto, diminui a pressão exercida na superfície, portanto, as tensões que o peito da criança recebe. Um bom protetor pode reduzir a deslocação da cabeça da criança aproximadamente 50 mm e reduzir cerca de 10% a aceleração da cabeça e do peito.
A sua utilização correta é colocada o mais esticada possível quando fixado o arnés. Desta maneira, a superfície de contacto será maior e, pontanto, a sua ação será bem mais efetiva. Por outro lado, para que um protetor de ombros seja o mais efetivo possível, a tensão do arnés deve ser a correta e não deixar folga.
Nos últimos anos, aumentou a utilização de protetores de ombro nas cadeiras com apoio, para ter benefícios semelhantes quanto à retenção do peito, a diminuição da deslocação da cabeça e a redução da deceleração do peito.
Proteção ao máximo
Lmebre-se que os assentos e cadeiras infantis, com o cinto de segurança para crianças maiores, são a forma mais efetiva de segurança rodoviária infantil. A sua efetividade para prevenir lesões mortais ou graves é de 50 e 80%. Atualmente, quase 90% das crianças utilizam cadeiras infantis ou cintos de segurança, mas na verdade quase a metade (entre 40 e 60%, de acordo com diversos estudos) das crianças falecidas em automóveis ou carrinhas viajavam sem qualquer proteção.