Sabia que os pneus são diretamente responsáveis por 21% do consumo do veículo? Esta é uma percentagem que muda muito a perspetiva sobre o cuidado que temos de ter na sua escolha e manutenção de forma responsável. Isto não é apenas pelo preço do combustível, mas também porque o pneu é um dos elementos de segurança mais importantes de um veículo. A boa utilização e a manutenção adequada devem ser prioridade durante todo o ano. E deve ser prestada especial atenção antes de viajar, como nas férias de verão, quando as temperaturas estão a atingir mais de 40º C em muitas áreas.
Poupança sustentável
Portanto, uma das consequências positivas de uma boa manutenção dos pneus é a poupança de combustível, já que o consumos desnecessário será evitado e a poluição ambiental será reduzida. Se precisar comprar pneus novos antes de ir de férias, a entrada em vigor da rotulagem europeia obrigatória facilita a obtenção de informações e a consulta do desempenho de cada modelo de pneu. Desta forma, o rótulo mostra a eficiência de combustível do pneu, o nível de travagem e aderência em piso molhado e, finalmente, o nível de ruído emitido.
Eficiência
Ao comprar pneus, é importante informar-se sobre a sustentabilidade e a eficiência energética do modelo escolhido. É importante saber que, dependendo dos materiais, banda de rodagem e composição, o consumo de combustível pode ser inferior. Por exemplo, os pneus com o menor consumo médio e a maior eficiência energética têm o rótulo “A”, isto é: os melhores na escala de sete níveis em relação à resistência à rodagem e o consumo.
Pontos a verificar antes de ir de viagem
Mesmo que não precise de trocar os pneus, é muito importante verificar vários destes pontos antes de iniciar a sua viagem.
- Verificar a pressão dos pneus (sempre quando frios) para um melhor desempenho do veículo. Deve ser feito de vez em quando para uma melhor condução no dia a dia, e sempre antes de uma longa viagem. Deve-se ter em conta que a pressão depende de cada veículo, mas outros fatores como o número de passageiros, velocidade média e bagagem também influenciam. É sempre aconselhável conduzir com a pressão recomendada pelo fabricante para cada circunstância.
- Verificar a banda de rodagem e o desgaste: Os pneus desgastam-se devido à abrasão das sucessivas camadas da banda de rodagem. Quanto menor e mais lisa for a banda de rodagem, menor será a resistência, mas também pior será a aderência na superfície molhada, o que significa um risco mais elevado: um pneu desgastado já não protege contra derrapagens e não garante uma curta distância de travagem. O desgaste aumenta durante os meses de verão, pois o calor pode fazer com que o asfalto atinja temperaturas de até 70º C. Qualquer veículo com uma profundidade da banda de rodagem inferior a 1,6 mm não oferece garantias de segurança necessárias e não está legalmente autorizado a circular. Para poupar combustível, é importante escolher pneus com baixa resistência à rodagem.
- Ajustar o equilíbrio: Conduzir com o paralelo inadequado acelera o desgaste dos pneus, muitas vezes sem que o condutor perceba. Algumas das suas consequências incluem um desgaste maior e desigual, travagem menos eficaz, aumento do ruído de rodagem e das vibrações na condução.
- Verificar o paralelo: É importante verificar. Muitas vezes o condutor nem sabe que pode estar em mau estado. As consequências incluem um desgaste maior e desigual, travagens menos eficiêntes, maior ruído de rodagem e aumento das vibrações na condução, o que significa um maior consumo de combustível.
- Assegurar o estado do pneu sobresselente: Se o carro estiver equipado com uma roda sobresselente, é muito importante verificar o seu estado periodicamente. Ninguém gostaria de ficar parado por uma avaria de pneu no meio da estrada e esperar pelo reboque por não ter verificado.
Alterações por ação do calor
Não devemos esquecer que o pneu é um elemento de borracha montado numa jante de metal, que mantém a sua forma graças ao ar inserido no seu interior. Todos estes elementos, borracha, metal e ar, são alterados pelo calor. A consequência de tudo isto é que o único elemento que entra em contacto direto com o asfalto, o pneu, pode resistir a temperaturas próximas dos 100º C. E isto provoca inevitavelmente, um aumento acentuado da pressão do ar e a estrutura do pneu sofre consideravelmente. Por isso é fundamental vigiar a pressão. Tanto um excesso de pressão como muito pouca pressão podem levar a uma explosão.