A forma como colocamos a carga no porta-malas não é apenas um motivo frequente de discussão familiar antes de uma viagem de férias, mas também influi na nossa segurança e que, numa percentagem muito elevada de casos, temos tendência a subestimar. No entanto, as consequências são importantes: um veículo carregado é mais difícil de conduzir que um sem carga, pois a bagagem pode causar maior oscilação e instabilidade. Para além, quando o veículo está com sobrecarga, os sistemas eletrónicos de segurança, tais como o controlo de estabilidade (ESP), podem ser afetados, bem como o sistema de travagem e suspensão, o que pode aumentar a distância de travagem.
Consultar as recomendações do fabricante
Por isso é muito importante prestar atenção à carga no porta-malas e lembrar que, se não estiver bem organizado, existe o risco de perder o controlo, ou em caso de colisão, a bagagem pode atingir os passageiros do veículo. Neste infográfico resumimos como viajar seguro com o porta-malas cheio mas, para deixar ainda mais claro, oferecemos algumas indicações básicas a seguir para colocar a carga da forma mais adequada.
Em primeiro lugar, é importante verificar o manual do veículo ou a folha de dados MOT com as recomendações especificadas pelo fabricante do veículo em relação ao peso bruto e à carga máxima que pode ser transportada no tejadilho, eixos, etc.
Onde colocar os volumes mais pesados?
É melhor colocar objetos pesados da forma mais central e baixa possível. Isto evita elevar muito o centro de gravidade e, portanto, uma falta de estabilidade. É também importante colocar a carga na área mais à frente contra a superfície fixa do veículo, para que não se desloque e acumule mais energia cinética. Os objetos menores devem ser utilizados como forma de fixação de malas maiores. É aconselhável colocá-los nos espaços vazios para que os elementos mais pesados tenham o mínimo de liberdade de movimento. Quanto menos inércia, melhor para um carro carregado.
Objetos soltos
Tentar que a bagagem seja separada de todos os passageiros por barreiras físicas como uma trava em caso de movimento brusco ou mesmo colisão, para minimizar o risco de serem lançados em algo ou alguém. Os objetos soltos dentro do veículo impedem a visibilidade do condutor e passam a ser um verdadeiro projétil em caso de colisão ou travagem. Durante um acidente, os objetos soltos podem alcançar um peso de até 50 vezes a sua própria massa a 50 km/h.
Mala de tejadilho
Se finalmente necessário utilizar uma mala de tejadilho, é preferível que tenha fechadura e forma aerodinâmica; lembre-se também as malas de tejadilho elevam o centro de gravidade do veículo, portanto, é mais instável, reduz também a potência do motor e aumenta a distância de travagem.
Lembre-se que, quando o porta-malas está cheio, a lei permite que o vidro traseiro seja cuberto com bagagem, desde que tenha os dois espelhos exteriores para compensar esta perda de visibilidade.
Há coima por levar a carga mal colocada?
A resposta é sim. Se não colocar corretamente a carga no seu veículo, poderá ser sancionado de acordo com o artigo 76. A Lei de Trânsito estabelece que conduzir veículos com cargas mal colocadas ou com perigo de queda, é uma infração grave e implica uma multa de 200 euros.