É proibido conduzir e utilizar o telemóvel ao mesmo tempo. Para além de estar incluído nos regulamentos, é de ter em conta as terríveis consequências que isto pode ter. Contudo, a utilização do telemóvel durante a condução continua a ser comum. É o que revela o Barómetro realizado pela Fundação VINCI Autoroutes, que consultou mais de 12 mil condutores em 11 países europeus sobre o seu comportamento ao volante. Não só utilizam o telemóvel para fazer chamadas ou enviar mensagens de textos, o estudo também destaca um fato particularmente surpreendente e perigoso: 23% das pessoas com menos de 35 anos assiste vídeos enquanto conduz, um comportamento de alto risco em que o tempo de condução distraída é irremediavelmente multiplicado.
Ao utilizar um telemóvel ao volante, a capacidade de perceber o que acontece à sua volta e de reagir a tempo a acontecimentos imprevistos é perigosamente reduzida. A utilização do telemóvel leva a distração visual (os olhos só olham para o ecrã), distração cognitiva (atenção à conversa) e uma distração manual (segurar o telemóvel ou escrever mensagens de texto). Isto significa que as possibilidades de sofrer um acidente de trânsito aumentam 23 vezes, de acordo com a AAA Foundation for Traffic Safety.
Na verdade, o risco de conduzir com o telemóvel é equivalente ao de conduzir depois de beber álcool. Mesmo uma conversa em modo mãos-livres é uma grande distração: falar ao telemóvel multiplica por 4 o risco de colisão e duplica a probabilidade de cometer erros graves de condução, de acordo com o estudo ‘Telemóvel, cansaço, sonolência e distração ao volante’, realizado pela Fundación MAPFRE. Uma simples chamada descontraída significa baixar a guarda e cometer duas vezes mais erros do que quando se conduz sem utilizar o telemóvel. No entanto, mais de 1 em cada 2 condutores (55%) realiza chamadas ao volante, 67% não considera esta prática perigosa e 15% já ou quase tiveram um acidente devido à sua utilização, de acordo com o Barómetro francês. Para além, já não se trata apenas de telefonar ou escrevem mensagens enquanto se conduz, 23% das pessoas com menos de 35 anos assistem filmes ou vídeos enquanto conduzem. Este comportamento é tão perigoso quanto inexplicável, pois põe em risco a sua vida e a dos outros utentes da estrada.
Quando estiver a conduzir, esqueça sempre o telemóvel. De fato, basta tê-lo na mão para ser sancionado. Evite chamadas telefónicas e não manuseie o telemóvel enquanto conduz, mesmo que esteja parado. Ao conduzir, é imprescindível manter os seus sentidos na estrada.