Pavimentos de segurança em parques infantis; relva artificial para campos de futebol; ecrãs de isolamento acústico; decoração exterior em parques e jardins; barreiras para circuitos; prendas e complementos; esculturas e móveis; trilhos de elétricos urbanos; barreiras, etc…, há muitas utilidades para os pneus reciclados. Contudo, pode um pneu velho transformar-se num novo pneu para ser utilizado num veículo novamente?
Recauchutados
Neste caso estaríamos a falar de um pneu recauchutado, que utiliza uma estrutura ou carcasa utilizada previamente para colocar uma nova banda de rodagem sobre a mesma. Para isso, é retirada gasta e, através dum processo de vulcanização com alta pressão e temperatura, é montada uma nova.
Este processo é muito comum em pneus de transporte pesado e em aeronáutica, já que são rodas que realizam muitos quilómetros em muito pouco tempo, pelo qual o seu desgaste é muito elevado.
Carcaça especial
Na verdade, o pneu recauchutado pode ser uma boa opção em determinadas circunstâncias e sempre que a carcaça seja concebida previamente para ser reutilizada várias vezes, além de estar totalmente livre de qualquer defeito ou dano, como podem ser poros, riscos ou cortes.
Portanto, podemos dizer que os pneus recauchutados oferecem as seguintes vantagens:
- Poupança de custos para o utilizador.
- Poupança entre 50 e 75% de matéria-prima e energia no fabrico.
- Menores emissões de dióxido de carbono (CO₂) para a atmosfera durante o processo de fabrico.
Contudo, é importante lembrar-se que o pneu novo sempre oferecerá determinadas qualidades que um pneu recauchutado não pode oferecer, especialmente o rendimento. Em geral, um pneu recauchutado dura menos, é menos aderente, tem uma menor capacidade de conservar a rigidez ótima, é menos preciso e também menos equilibrado.
Confiabilidade
Sobre a sua confiabilidade, lnos processos de reciclagem, renovação e reutilização dos pneus recauchutados estão regulamentados por regras específicas da Comunidade Europeia (Regulamento CEPE/ONU 108 e Regulamento CEPE/ONU 109) que asseguram a confiabilidade destas rodas e as homologam.
Atenção: não é o mesmo comprar pneus recauchutados que passam pelos devidos testes de qualidade e cumprem os regulamentos europeus, que comprar rodas de segunda mão ou que não passaram qualquer tipo de controlo e que são um perigo para a segurança rodoviária. Ao comprar pneus recauchutados, sempre que sejam de fornecedores e estabelecimentos de confiança.