Como pagar uma portagem de um pórtico eletrónico?

André Gomes

3 de Fevereiro de 2017

 

A cobrança das ex-SCUT continua a ser problemática para muitas pessoas. Como pagar uma portagem de pórtico?

As SCUT (autoestradas sem cobrança ao utilizador) trouxeram as portagens eletrónicas para o dia a dia dos portugueses, mas apesar de já não serem uma novidade continuam a gerar muitas dúvidas. Nessas situações, como podem as pessoas liquidar as suas tarifas de portagem depois de terem passado numa autoestrada com pórticos?

A forma mais fácil é ter Via Verde. Não tem de se preocupar com nada. Ao passar na portagem, a ordem de débito pela passagem que é devida é transmitida. Além da Via Verde, pode ainda aderir a um contrato pré-pagamento adquirindo um Pré-Pago Anónimo que funciona igualmente como um dispositivo eletrónico.Os contratos pré-pagos Via Verde e os contratos de adesão Via Verde por débito em conta bancária são válidos em toda a rede nacional de autoestradas.

Deslocação a um posto dos CTT

Os clientes que não pretendem adquirir um dispositivo, podem efetuar à posteriori o pagamento das portagens das viagens realizadas nas autoestradas com portagens de cobrança exclusivamente eletrónica em qualquer Loja CTT ou Posto de Correio ou Agente Payshop, através da indicação do número de matrícula. Indicam-lhe o montante em falta e só tem de pagar.

Referência Multibanco

O pagamento de portagens de veículos sem dispositivo está também disponível na rede Multibanco e Homebanking, devendo para tal, obter, previamente, uma Referência Multibanco.

Pode obter um Referência MB On Line neste endereço ou enviar o pedido por SMS para o número 68881 com o texto “CTTMBespaçoMatrículaespaçoNIF” (por exemplo, “CTTMB AA-00-00 123456789”). Desta forma, receberá um SMS no seu telemóvel com os dados de “Entidade”, “Referência”, “Valor” e “Data Limite de Pagamento” necessários para efetuar o pagamento em qualquer caixa da rede Multibanco. Ao indicar o NIF receberá a fatura com o seu número de contribuinte. O custo de envio de SMS é de 0,30€ acrescido de IVA à taxa em vigor.

O pagamento de portagens por Referência Multibanco (MB) está disponível apenas para clientes de matrícula nacional. Os valores de portagens para pagar apenas estão disponíveis normalmente 48 horas após a passagem, ou mais concretamente a partir do segundo dia útil após a passagem, à exceção das passagens efetuadas à sexta e ao sábado que poderão ser pagas na segunda-feira seguinte. Também não deve esquecer que na modalidade pós-pagamento tem até 5 dias úteis após a passagem para saldar a dívida.

Uma vez com os dados de “Entidade”, “Referência”, “Valor”, pode ir a uma caixa ATM (Multibanco) ou utilizar o serviço Homebanking para pagar a portagem.

Deve selecionar “Pagamentos” seguido de “Pagamento de Serviços”:

Inseria depois os dados que lhe foram fornecidos nos respetivos campos:
a. Entidade: xxx;
b. Referência: xxx xxx xxx;
c. Montante: xx,xx euros (inclui o valor de portagens acrescido de custos administrativos)

Para obter a confirmação de pagamento, o cliente deve respeitar o prazo de validade mencionado na mensagem da Referência MB.

Será enviado um SMS para o telemóvel indicado pelo cliente com a confirmação do pagamento e o número de comprovativo que lhe permitirá aceder à fatura.

O SMS de confirmação de pagamento será enviado até ao limite de 48 horas após efetuar a operação de pagamento numa caixa ATM ou no canal Homebanking.

Caso o pagamento não tenha sido realizado em cumprimento com as instruções referidas, será enviado um SMS de acordo com o motivo que inviabilizou a liquidação das portagens. Nesta situação, deverá contatar a Linha de Apoio a Cliente.

O pedido de referência MB não inviabiliza o pagamento presencial nas Lojas CTT e Agentes Payshop até à data limite de pagamento.

Pode também consultar a App dos CTT para consulta os valores em dívida e fatura pós-paga).

Aqui encontra um esquema com o que deve saber sobre este assunto.