Pára-sol com inteligência virtual será realidade a curto prazo

Alberto Valera

13 January, 2020

No CES de Las Vegas, a Bosch apresentou uma pala de cortesia com inteligência artificial que promete revolucionar o simples pára-sol que se esconde por cima das nossas cabeças quando conduzimos. Desta forma, o fabricante alemão promete contribuir de forma decisiva para a segurança rodoviária.

Virtual Visor

A pala de sol que nos protege da luz solar quando conduzimos é provavelmente um dos elementos dos automóveis que menos evolução tem sofrido ao longo dos últimos anos. Mas, a partir deste mês de janeiro, a Bosch promete mudar por completo o conceito por detrás da pala do sol. A marca alemã levou ao CES de Las Vegas, o Salão americano que mostra o que de melhor se faz na área da tecnologia para veículos e não só.

Chama-se Virtual Visor e é um conceito revolucionário da pala de cortesia que aposta forte na inteligência artificial.
O objectivo da Bosch com o “Virtual Visor” é simples: acabar com um dos principais problemas das palas convencionais, que bloqueiam grande parte do campo de visão do condutor.

Ecrã LCD é solução

Para resolver este problema o fabricante alemão aposta num painel LCD transparente com uma câmara que monitoriza a cara do condutor, bem como inteligência artificial que é capaz de detetar em que parte da cara do condutor o sol está a incidir.

Este mesmo dispositivo conta ainda com um algoritmo que analisa o campo de visão do condutor e usa tecnologia de cristais líquidos para escurecer a área da pala que permite bloquear o sol que chega ao condutor, mantendo o resto da superfície transparente.

Esta ideia futurista nasceu de uma iniciativa de inovação interna da Bosch, que levou três engenheiros a pegar num ecrã LCD que estava pronto para ser reciclado e a transformar um dos acessórios mais simples que temos dentro dos nossos automóveis.

Resta saber se esta tecnologia irá chegar a um automóvel de produção. Certo, para já, é que esta ideia já arrecadou o prémio “CES Best of Innovation” na edição deste ano da maior feira de electrónica de consumo do mundo.

--

Uma iniciativa da: