Com a chegada do Verão, uma das sensações mais desagradáveis é entrar no carro parado ao sol, especialmente a meio do dia. Volante, bancos, alavanca de velocidades, queimam literalmente e o desconforto é mais que evidente. É preciso ter em conta que conduzir a uma temperatura ótima no veículo não é apenas uma questão de conforto, mas também de segurança: Em temperaturas muito quentes no carro, as distrações são mais frequentes, bem como a irritabilidade e o cansaço.
Minimizar o efeito lupa
A utilização dum para-sol é muito recomendável durante os meses mais duros de Verão, especialmente se não tiver a opção de deixar o seu veículo numa garagem para o proteger dos raios solares. O para-sol pode minimizar o efeito lupa que provoca o aumento da temperatura no interior do veículo. Para além de baixar a temperatura no interior do carro, também ajuda a evitar que as mãos e o corpo ao se queimem ao tocar no volante, alavanca de velocidades ou bancos do carro. Lembre-se que o sol também causa um desgaste significativo nos elementos do painel do carro, pelo qual um para-sol também contribui para uma melhor preservação.
Tipos de para-sol
Existem quatro tipos principais de para-sol:
- Cartão: É o tipo mais básico, portanto, o mais barato. Também é o menos recomendado. A razão é que este material não protege contra os raios ultravioletas. Há anos era tipo mais utilizado, mas agora tornou-se algo ultrapassado.
- Metal: É o mais utilizado atualmente. Funciona muito bem para proteger do sol e para manter o interior do veículo mais fresco. Para além, tem a vantagem de poder ser colocado e retirado facilmente, sem ocupar muito espaço.
- Cortina: Fabricado com tecidos e concebido para os vidros dos bancos traseiros, é utilizado principalmente para proteger as crianças do sol. Alguns funcionam como uma persiana, pelo qual podemos abrir ou encerrar de acordo com as necessidades. Muitos são cocebidos com designs infantis, mais amigáveis para os miúdos. É aconselhável cobrir a cadeira infantil com um para-sol, pois as partes metálicas podem sobreaquecer e queimar as crianças.
- De guarda-sol: A grande vantagem é que tudo o que temos de fazer para o instalar é posicionar este pequeno guarda-sol no para-brisas, premir um botão, e deixá-lo abrir completamente a cobrir o vidro dianteiro do nosso veículo. Ao ter toda a estrutura interior como um guarda-sol, permanece numa forma de superfície plana estável, pelo qual não dobra sobre si mesma, o que facilita a sua instalação e se mantém sempre no lugar sem cair da área do para-brisas quando colocado. A nível técnico, este para-sol dobrável de tipo guarda-sol tem várias camadas protetoras que bloqueiam os raios solares e, claro, uma superfície refletora de cor prateada. Com esta cor, reflete mais facilmente os raios solares. A área preta interior é opaca para reduzir ao máximo a passagem da luz.
Aspetos a ter em conta
Há sempre vários aspetos a considerar ao comprar um para-sol: Em primeiro lugar, é importante verificar as dimensões do vidro para que toda a superfície do para-brisas seja coberta. Se o tamanho exato não for encontrado, é melhor optar por um modelo maior. Outro elemento a ter em conta é que os cantos possam ser dobrados facilmente, para um bom ajuste. Uma forma fácil é prender os cantos nos para-sóis interiores. Alguns modelos têm até ventosas incorporadas para que possam ser fixados no vidro do carro.
Sanfona ou autodobrável?
Em relação ao armazenamento, existem alguns modelos que dobram como uma sanfona. A longo prazo, não são muito práticas. Com o tempo, as dobras são habituais o que dificulta a colocação. Mais práticos são os modelos com acabamento em poliéster dobráveis e com um elástico. Ainda melhor os que têm um saco próprio para evitar sujidades. A vantagem é o seu peso ligeiro.
Também é interessante procurar para-sóis com acabamento prateado no seu exterior, pois nãon transmitem tanto calor ao interior como um preto. No segundo caso, é importante que o tecido tenha proteção UV 801, que é recomendada para produtos que são expostos ao sol durante muito tempo.
Este acessório é totalmente permitido, mas é de notar que o automóvel deve ter dois espelhos retrovisores exteriores.