Percebe que o carro não acelera como antes? Fumos de uma cor estranha ou um cheiro diferente? Os veículos dão “pistas” que podem indicar que algo vai mau. Muitas vezes avisa-nos através dum indicador. No entanto, outras vezes pode não ser tão evidente. No caso de qualquer dúvida, a melhor opção é ir a uma oficina para um bom controlo do veículo.
Devemos sempre prestar atenção aos sinais do nosso automóvel. Na maioria dos casos e antes dum problema grave, aparecem sinais de alarme que nos podem levar a suspeitar que algo não vai bem no veículo. Atenção aos avisos abaixo:
1-Indicadores: são o principal sinal de alarme. No entanto, a sua interpretação varia em cada veículo. A cor do indicador pode indicar a gravidade, mas isto nem sempre é assim. Por isso, consultar sempre o manual. Em certos casos, é necessário parar o veículo completamente. Por exemplo, uma garrafa com uma gota em vermelho pode significar que a pressão do óleo do motor é baixa, portanto, é preciso parar o carro imediatamente. Pelo contrário, o indicador do cinto de segurança também pode ser vermelho e significa que alguém está se cinto de segurança. O mais importante sempre é a segurança e, portanto, verificar se todos os passageiros estão com o cinto de segurança.
Os indicadores amarelos indicam que há uma falha no sistema e os indicadores de cor branca, verde ou azul normalmente são informativos.
2-Sensações: o veículo não acelera como antes, não faz bem as curvas, demora mais em parar ou dá trancos. Se o su veículo já não está como antes, é necessário que um especialista verifique qual é o motivo.
3-Cor de fumo do cano de escape: o fumo do escape nos veículos pode indicar muito sobre o estado do veículo ou uma possível avaria. Entre os sinais de alarme, se o fumo é branco e espesso, azul, cinzento ou negro ao acelerar, entre outros.
4-Sons: está a ouvir um ruído no veículo que não é habitual? Isto pode significar que algo não vai bem e, portanto, deve visitar a oficina. O tipo de ruído, a sua procedência e quando ocorre, pode dizer muito sobre a avaria. Por exemplo, se este som anómalo é apenas ao travar, pode ser um desgaste das pastilhas do travão. Pelo contrário, ao ouvir algo ao mudar de velocidade, pode ser por folga nas engrenagens ou desgaste das buchas. Se o ruído é muito suspeito ou se é do motor, o melhor é parar o veículo, chamar o guincho e levá-lo a uma oficina.
5-Cheiro: se o cheiro é químico, pode ser por um problema com o veículo; o cheiro a doce pode ser por queimar líquido. Se cheira a borracha queimada, pode ser que algum componente também esteja a queimar. O cheiro a ovo podre do cano de escape pode indicar um problema com o conversor catalítico. Se detetar qualquer cheiro que não for habitual, visite uma oficina para um controlo.
A tecnologia é, sem dúvida, um grande aliado e cada vez mais avisa de qualquer incidência com o veículo, especialmente os automóveis mais modernos. É sempre importante conhecer bem o seu veículo e saber o que é ou não normal para poder detetar avarias. Lembre-se que do bom estado do automóvel depende a sua segurança e a dos outros utentes da estrada.