O crescimento imparável do comércio eletrónico revolucionou o sector da logística e dos transportes. A pandemia e a situação de confinamento vivida por muitos cidadãos em todo o mundo levou a um aumento das vendas através da Internet, pela impossibilidade de fazer compras presenciais. No entanto, esta poupança em transporte tem uma necessária contrapartida: o aumento dos veículos de entrega nas ruas e estradas, para garantir que os nossos pedidos cheguem a tempo.
Por isso, é vital reforçar os hábitos que acrescentam segurança às suas viagens. Um gesto tão simples como prestar especial atenção à manutenção destes veículos, pode significar um aumento considerável na segurança dos condutores e das mercadorias. Este é precisamente o apelo da AFANE (Associação de Fabricantes de Pneus), para consciencializar sobre ter os pneus adequados para a carga e mantê-los sempre em perfeitas condições. Os conselhos práticos da AFANE são:
Atenção à distribuição da carga
Numa tentativa de poupar espaço e tempo, frequentemente há uma tendência de sobrecarregar as carrinhas, tanto os transportadores como os particulares. É de notar que este peso em excesso pode afetar negativamente a eficiência e equilíbrio dos pneus. Portanto, é necessário verificar quanto é que a carrinha pode ser carregada, bem como distribuir a carga de forma uniforme. Se a carga não for distribuída corretamente, os pneus desgastar-se-ão de forma desproporcionada, o que aumenta a probabilidade de ter um acidente. Também vale a pena lembrar que uma carga mal distribuída pode fazer com que os objetos saiam voando.
Verificar a pressão a frio
Isto deve ser sempre feito com os pneus frios. De preferência, a pressão deve ser verificada a cada duas semanas. As alterações de temperatura e condições atmosféricas influenciam muito a pressão dos pneus. Por isso a recomendação quinzenal.
Verificar o piso e o desgaste, especialmente no verão
O desgaste do pneu é devido à abrasão das sucessivas camadas da banda de rodagem. Quanto menor e mais liso for o padrão do pneu, menor é a resistência, mas também pior é a aderência em pavimento molhado, o que significa um maior perigo: um pneu desgastado já não protege contra derrapagens e não garante uma curta distância de travagem. O desgaste aumenta durante os meses de verão, pois o calor pode fazer com que o asfalto atinja temperaturas de até 70º C. Qualquer veículo com uma profundidade do padrão inferior a 1,6mm não oferece as garantias de segurança necessárias e não está legalmente autorizado para circular.
Verificar o paralelo
Se o paralelo não estiver correto, os pneus podem sofrer um desgaste desigual, sem que o condutor perceba. As consequências são: uma travagem menos eficaz, aumento do ruído e também das vibrações na condução. Isto é particularmente importante nos veículos dedicados ao transporte de mercadorias.
Escolher adequadamente o pneu
Ser seletivo ao comprar e optar pelo modelo de pneu mais adequado. Desde a entrada em vigor da rotulagem europeia obrigatória dos pneus, passou a ser muito mais fácil saber que características encontrar em cada modelo de pneu. Desta forma, o rótulo mostra a classe de eficiência de combustível do pneu, o nível de travagem e aderência em piso molhado e, finalmente, o nível de ruído emitido.