Durante o mês de março, as poeiras foram particularmente visíveis nos pavimentos, esplanadas e carros. Muitas cidades amanheceram com o céu vermelho nada habitual, como resultado das poeiras transportadas pelo ar do continente africano. Porém, para além da aparência, é importante ter muito cuidado ao remover as poeiras e lama acumuladas nos nossos carros, não importa se é resultado das poerias do deserto, se atravessou um terreno lamacento ou se trabalha no campo e não tem outra escolha que utilizar estradas lamacentas.
Quanto antes, melhor
Seja qual for o caso, a primeira recomendação é deixar de lado a preguiça e limpar o carro o mais rapidamente possível, pois deixar a sujidade a acumular não só representa um risco para a nossa segurança, como também pode danificar tanto os componentes externos como internos do veículo. No entanto, esta limpeza não pode ser feita de uma forma qualquer: é importante não esfregar, pois , se o deixamos secar, o processo será mais difícil e pode danificar a pintura do nosso veículo. Por isso, recomendamos que evite ir a uma lavagem e, se não tiver outra alternativa que utilizar esta fórmula, utilize primeiro uma pistola de água para remover a primeira camada de lama. É uma precaução que deve tomar para evitar que a areia esfregada pelos rolos de lavagem risque a carroçaria do carro.
Cuidado com os vidros
No que diz respeito aos vidros, antes de ligar o carro e acionar os limpa para-brisas, é aconselhável deitar muita água sobre os vidros dianteiros e traseiros do veículo. Isto para eliminar a lama e evitar que o limpa para-brisas arranhem os vidros.
Se vai limpar o veículo, a primeira coisa a fazer é molhar toda a superfície, de preferência com água morna para amolecer a lama. Com isso conseguirá remover a maior parte da sujidade, sem complicações. Lave o carro por partes, siga uma ordem: rodas, pintura, interior do carro e vidros. Desta forma, não arrastará sujidade de uma zona a outra, evitando ter que limpar novamente as partes já finalizadas. Lembre-se também das partes inferiores do veículo e o tubo de escape, pois podem enferrujar com a sujidade.