Se anda de mota, evite estes comportamentos em dias de chuva

Redacción Circula Seguro

16 de Outubro de 2023

Uma das alturas mais difíceis para conduzir uma mota é, sem dúvida, quando há condições meteorológicas adversas, como a chuva. Sem dúvida, quando caem as primeiras gotas, o motorista deve ter o máximo cuidado e evitar conduzir se corre o mínimo risco. Este cuidado deve ser posto em prática desde o início. As primeiras gotas de chuva misturam-se com a sujidade do asfalto e este torna-se particularmente escorregadio. Por isso, elaborámos uma lista de comportamentos que todos os motoristas devem evitar em dias de chuva.

-Erro número 1: Falta de prudência e não manter a mota em boas condições. Ter a mota preparada é muito importante durante todo o ano, mas é ainda mais em condições meteorológicas adversas, quando a mota deve ter o seu melhor desempenho. Travões, luzes, suspensões, pneus…tudo deve estar nas melhores condições para garantir a nossa segurança.

-Erro número 2: Usar roupa completamente escura e sem elementos refletores. Com fraca visibilidade, é recomendável usar vestuário visível com elementos refletores. Deve ser visto de longe.

-Erro número 3: Não levar o equipamento adequado. Casaco, luvas, calçado adequado… É importante estar bem protegido e utilizar sempre o capacete, de preferência integral. Utilizar roupa impermeável  e reforçada, indicada para motociclistas.

-Erro número 4: conduzir a alta velocidade ou não estar adaptado às condições da estrada e do tempo. Assim que começar a chover, a velocidade deve ser reduzida e adaptada à situação. Lembre-se que a aderência e a visibilidade diminuem e que é importante poder reagir a tempo a imprevistos. Com chuva, a distância de travagem aumenta e há mais probabilidades de acidentes.

-Erro número 5: Não respeitar a distância de segurança. Na verdade, deve aumentar a distância. A mota, como os outros veículos, precisa de mais espaço para poder parar quando o piso está molhado, pois a aderência dos pneus é menor. Para além, ao aumentar a distância de segurança, também evitará ser atingidp ou perturbado pela água dos carros que circulam na estrada.

-Erro número 6: Ziguezaguear entre veículos. Não é recomendável nem situações favoráveis. Se fizer uma ultrapassagem em ziguezague entre veículos, corre o risco de o condutor não o ver.

-Erro número 7: Não usar de extrema prudência em determinadas manobras, tais como ultrapassagens, viragens ou curvas. Ser prudente.

-Erro número 8: Aceleração e travagens. Devem ser feitas com cuidado. É recomendável a utilização do travão traseiro em vez do dianteiro.

-Erro número 9: Travagem em valetas ou passagens de peões, entre outras situações que podem provocar a perda de equilíbrio ou escorregar. A tinta antiderrapante ajuda muitas vezes a evitar que isso aconteça, mas é melhor ter muito cuidado.

-Erro número 10: Ter cuidado apenas quando está a chover. Ter em conta que o asfalto continua molhado mesmo que já não esteja a chover. Máximo cuidado durante toda a viagem e sempre que a estrada estiver molhada.

Evitar estes erros e tomar precauções para evitar condições meteorológicas adversas. Não correr riscos desnecessários se considerar que andar de mota nestas condições é perigoso.