Uma das alturas mais difíceis para conduzir uma mota é, sem dúvida, quando há condições meteorológicas adversas, como a chuva. Sem dúvida, quando caem as primeiras gotas, o motorista deve ter o máximo cuidado e evitar conduzir se corre o mínimo risco. Este cuidado deve ser posto em prática desde o início. As primeiras gotas de chuva misturam-se com a sujidade do asfalto e este torna-se particularmente escorregadio. Por isso, elaborámos uma lista de comportamentos que todos os motoristas devem evitar em dias de chuva.
-Erro número 1: Falta de prudência e não manter a mota em boas condições. Ter a mota preparada é muito importante durante todo o ano, mas é ainda mais em condições meteorológicas adversas, quando a mota deve ter o seu melhor desempenho. Travões, luzes, suspensões, pneus…tudo deve estar nas melhores condições para garantir a nossa segurança.
-Erro número 2: Usar roupa completamente escura e sem elementos refletores. Com fraca visibilidade, é recomendável usar vestuário visível com elementos refletores. Deve ser visto de longe.
-Erro número 3: Não levar o equipamento adequado. Casaco, luvas, calçado adequado… É importante estar bem protegido e utilizar sempre o capacete, de preferência integral. Utilizar roupa impermeável e reforçada, indicada para motociclistas.
-Erro número 4: conduzir a alta velocidade ou não estar adaptado às condições da estrada e do tempo. Assim que começar a chover, a velocidade deve ser reduzida e adaptada à situação. Lembre-se que a aderência e a visibilidade diminuem e que é importante poder reagir a tempo a imprevistos. Com chuva, a distância de travagem aumenta e há mais probabilidades de acidentes.
-Erro número 5: Não respeitar a distância de segurança. Na verdade, deve aumentar a distância. A mota, como os outros veículos, precisa de mais espaço para poder parar quando o piso está molhado, pois a aderência dos pneus é menor. Para além, ao aumentar a distância de segurança, também evitará ser atingidp ou perturbado pela água dos carros que circulam na estrada.
-Erro número 6: Ziguezaguear entre veículos. Não é recomendável nem situações favoráveis. Se fizer uma ultrapassagem em ziguezague entre veículos, corre o risco de o condutor não o ver.
-Erro número 7: Não usar de extrema prudência em determinadas manobras, tais como ultrapassagens, viragens ou curvas. Ser prudente.
-Erro número 8: Aceleração e travagens. Devem ser feitas com cuidado. É recomendável a utilização do travão traseiro em vez do dianteiro.
-Erro número 9: Travagem em valetas ou passagens de peões, entre outras situações que podem provocar a perda de equilíbrio ou escorregar. A tinta antiderrapante ajuda muitas vezes a evitar que isso aconteça, mas é melhor ter muito cuidado.
-Erro número 10: Ter cuidado apenas quando está a chover. Ter em conta que o asfalto continua molhado mesmo que já não esteja a chover. Máximo cuidado durante toda a viagem e sempre que a estrada estiver molhada.
Evitar estes erros e tomar precauções para evitar condições meteorológicas adversas. Não correr riscos desnecessários se considerar que andar de mota nestas condições é perigoso.