Nunca é uma situação desejada e calha sempre no pior momento. No entanto, não deve deixar que a frustração de uma avaria na estrada lhe tolde a capacidade de averiguar o que pode correr mal ao solicitar assistência em viagem.
O serviço de assistência em viagem está feito para o ajudar, mas poderá ter de pagar parte ou a totalidade do mesmo.
Tenha em mente alguns conselhos, esperando que não venham a ser necessários pôr em prática:
- Antes de partir para uma viagem deve comprovar que o seguro inclui assistência em viagem, o que cobre e como funciona.
- Depois de detectar a avaria, deve ligar para a Companhia de Seguros com os elementos da Apólice na mão: é necessário relatar-lhes da forma mais precisa possível o que sucedeu e o local onde se encontra. Deve também pedir uma descrição do reboque que vai ser enviado.
- Quando o reboque chegar, deve confirmar que este é o indicado pela Seguradora. Se assim não for, ou se lhe disserem que terá de pagar o reboque e que posteriormente a Seguradora cobrirá os gastos, convém ligar de novo para a Seguradora para obter a confirmação.
- Antes de colocar o automóvel no reboque, deve conhecer o valor do serviço e, apenas se estiver de acordo, dever deixar rebocar a viatura.
- Todas as notas de recepção e entrega devem mencionar o preço total da operação. Quando isto não acontece, na hora de levantar a viatura, pode ter uma desagradável surpresa, com a desvantagem de vir a saber que, se não pagar a quantia exigida, não lhe será entregue a viatura.
- Ao recolher a viatura, deve exigir uma factura detalhada que inclua:
– Preço básico por reboque,
– Preço por quilómetro,
– Quilómetros percorridos,
– Encargos por feriados ou por trabalho noturno,
– IVA - Se o valor da factura não corresponder ao orçamento inicial, pode apresentar queixa numa entidade policial.
Foto | Kayugee