Em Portugal é hábito que encontremos na faixa-de-rodagem deformações, buracos e muitas tampas de esgoto ou telecomunicações que colocam em perigo o bom estado do nosso veículo, nomeadamente pneus, jantes, transmissão e direcção.
Se é necessário que haja uma boa manutenção da faixa-de-rodagem para que possamos circular em segurança, mais necessário é que quem de direito se imponha, no sentido de obrigar a que sejam projectadas estradas onde não surjam tampas de saneamento ou outras.
Uma tampa bem resguardada, uma segurança garantida
Sabe-se que será de todo utópico pensar-se que alguma coisa será feita por forma a alterar o que até então tem sido efectuado. Basta olharmos para as tampas de saneamento que surgem na faixa-de-rodagem, para percebermos que, ou se encontram abaixo do nível dessa mesma faixa-de-rodagem ou exageradamente acima dele. Por vezes, mal rematado ao seu redor, evidencia quinas vivas, metálicas, do suporte das tampas.
No entanto, existem soluções viáveis para combater esse problema que invade a faixa-de-rodagem e deixa qualquer condutor fora de si. Basta olharmos para o que a REFER fez nas passagens de nível, substituindo as antigas travessas em madeira, por modernas travessas em borracha que, não apenas absorvem a passagem, como também evitam que hajam danos nos veículos.
Assim, basta que haja boa vontade de quem de direito para que se possa realizar uma das duas soluções; ou se retiram as tampas da faixa-de-rodagem, ou se colocam remates envolventes em borracha, protegendo os veículos e os condutores. É que quando as tampas são colocadas nos passeios, felizmente, há um remate a envolver a tampa.