Prepare o seu carro para o frio

Redacción Circula Seguro

7 de Fevereiro de 2023

As temperaturas extremas afetam o veículo, por isso é tão importante que esteja pronto e preparado. As baixas temperaturas do Inverno tornam imperativo vigiar uma série de pontos específicos do automóvel. Para além, a chuva, neve, gelo e vento, típicos desta estação do ano, colocam o nosso veículo à prova e é precisamente nestas condições adversas, quando é mais necessário que o nosso automóvel esteja nas melhores condições possíveis.

1- Verificação da bateria. É um dos elementos do veículo que mais sofre com as temperaturas extremas, tanto no Verão como no Inverno. Deixou o seu carro na rua a noite e não consegue arrancar de manhã? Se isto acontecer, é aconselhável verificar a bateria porque pode ter descarregado. A sua vida útil é entre 3 e 5 anos, mas há muitos fatores que podem condicionar isto, tais como a condução, o uso dado ao carro, bateria… Se notarmos que o carro tem dificuldade em arrancar, pode ser devido a uma deterioração da bateria e é melhor substituí-la antes de nos deixar encalhados.

2- Líquidos: níveis de óleo, líquido refrigerante, travões, etc. Um fundamental é o líquido do pára-brisas, muito importante quando chove. Existem produtos específicos para o frio no mercado, que impedem o congelamento e também contribuem para uma melhor eliminação da água.

Da mesma forma, o líquido refrigerante é responsável pela manutenção da temperatura ótima do motor. Devemos verificar se o nível está correto e escolher um líquido anticongelante ou refrigerante adequado para o Inverno.

3- Bom funcionamento do pára-brisas. Se fazem muito barulho quando ativados ou não varrem corretamente, devem ser substituídos. As lâminas são muito importantes no Inverno, especialmente pela elevada probabilidade de chuva. Se não eliminam a água adequadamente, não haverá boa visibilidade e, portanto, não será possível uma condução segura.

4- Tipo e estado dos pneus. Verificar se não estão desgastados, como neste caso, perdem aderência, principalmente quando a estrada está molhada. Devemos verificar se a profundidade do piso não é inferior a 1,6mm. Éaconselhável de 3mm. Podemos verificar este desgaste através da localização dos indicadores de desgaste da banda de rodagem do pneu. Os fabricantes incluem uma série de indicadores na parte lateral do pneu, que podem ser o logótipo da marca do pneu, um triângulo ou o indicador TWI (Tread Wear Indicator). Também podemos utilizar um medidor de profundidade.

Não podemos esquecer que um pneu gasto tem pior aderência em piso molhado, tem uma maior distância de travagem e pode contribuir para o aquaplaning, isto é, podemos perder o controlo do automóvel numa superfície molhada.

Neste ponto, é também importante verificar a sua pressão, que deve ser a indicada pelo fabricante, tendo em conta se o carro está ou não carregado. Em caso de chuva, é aconselhável aumentar a pressão de 0,4 a 0,7 bar, para conduzir melhor no asfalto molhado.

Falamos sobre o estado dos pneus, mas também é importante que sejam adequados às condições meteorológicas do Inverno. Nestas circunstâncias, é importante ter uma banda de rodagem suficientemente profunda para garantir a drenagem da água. No mercado existem os chamados pneus de Inverno e os pneus “all season” ou “para todas as condições meteorológicas”. Devem ter as siglas M+S (Mud and Snow, isto é, barro e neve) e a marcação 3PMSF (uma montanha de três picos com um floco de neve no interior) para substituir as correntes de neve. Enquanto os “all season” podem ser utilizados durante todo o ano, os pneus de Inverno apenas devem ser utilizados em zonas e estações frias, já que oferecem um desempenho de segurança mais fraco e devem, portanto, ser substituídos durante o Verão, Primavera e Outono.

5- Sistema de travagem: como mencionado acima, na chuva, neve ou gelo, a distância de travagem é maior e por isso, é importante que todo o sistema responsável pela paragem do veículo funcione corretamente.

6- Ar condicionado: importante para garantir o conforto e bem-estar do condutor e dos passageiros, mas, principalmente, para poder desembaciar os vidros. Isto acontece quando existe uma diferença de temperatura entre o próprio vidro, o exterior do carro e o interior. Se o carro tem o seu próprio sistema de desembaciamento dos vidros, será ativado. Caso contrário, o ar condicionado deve ser direcionado para os vidros com ar quente. Naturalmente, a opção ideal é ter vidros dianteiros e traseiros com aquecimento.

7- Compartimento de bagagem bem equipado: se não tiver os pneus mencionados acima, é aconselhável utilizar correntes de neve. Há muitos tipos no mercado: em tecido, metálicas, de rede ou compostas… Aqui falamos de todos eles.

Para além dos triângulos de emergência, recomendamos utilizar o sinal V-16 com geolocalização, para oferecer uma maior visibilidade em caso de avaria ou acidente. Este dispositivo irá substituir os triângulos em 2026 em Espanha e já pode ser utilizado. Basta colocar o braço fora da janela e colocar o dispositivo na parte superior do carro. É ativado e emite uma luz visível em todas as direções e a uma distância de 1 km em condições de pouca luminosidade. Para além, graças a este dispositivo, a localização do veículo é enviada ao pessoal da DGT para ser partilhada com outros condutores.

Também é aconselhável levar sempre um telemóvel com um carregador, um cobertor, alimentos e água, em caso de qualquer percalço, como pode ser neve.

Também podemos levar um descongelador de pára-brisas específico com um raspador de plástico para as manhãs em que os vidros estão completamente congelados. Lembre-se de não conduzir até que o gelo esteja completamente limpo para assegurar uma visibilidade adequada.

Finalmente, antes ligar o motor, recomenda-se deixar o motor funcionar durante alguns segundos para permitir a circulação de todos os líquidos e o aquecimento.

Antes de partir para uma viagem, é importante verificar as previsões meteorológicas e estar informado sobre possíveis tempestades, neve, encerramento de estradas, aviso de vento… Não devemos conduzir se houver riscos e nunca devemos comprometer a nossa segurança ou a de outros utentes da estrada.