Prepare o seu veículo para o retorno das férias

Redacción Circula Seguro

18 de Agosto de 2023

Terminou as suas férias de verão e é hora de realizar a viagem de retorno? Ainda não verificou se o veículo está em boas condições para fazer a viagem de volta? Normalmente, prestamos mais atenção ao veículo na hora de começar as férias que ao voltar. Um grande erro, pois durante o verão o automóvel é submetido a fatores como as altas temperaturas, salitre, humidade ou areia, os quais podem afetar alguns componentes. Por isso, e principalmente se estamos na praia, não esqueça de verificar estes elementos de seu carro.

1- O bom-estado dos pneus e a pressão. Durante as férias os pneus sofrem situações extremas e pouco habituais: terrenos impossíveis, alta temperatura do asfalto, quilómetros e quilómetros percorridos para chegar ao seu destino, caminhos sem asfaltar… Por isso, devemos verificar se não têm gretas, cortes ou deformações. Devem estar em bom-estado.

Não esqueça de verificar bem o design. Lembre-se que o mínimo legal é de 1,6mm. Podemos ver o nível nos indicadores de todos os pneus. Trata-se de um realce no design sobre a base dos canais da faixa de rodadura. Se atinge a altura dos indicadores, devemos trocar o pneu.

O bom-estado dos pneus e a pressão.

Também não devemos esquecer da pressão, especialmente ao viajar com muita bagagem que temos mais o que compramos nas férias. Normalmente, o fabricante indica a pressão, de acordo com a carga do veículo, na porta ou na tampa do depósito de combustível.

2- Níveis dos líquidos: óleo, direção assistida, pára-brisas, anticongelante e líquido de travões.

3- Verifique se todas as luzes funcionam corretamente e se não tem que trocar alguma. A iluminação é muito importante e obrigatória durante a viagem, nas manobras e também para ver e ser visto.

4- Sistema de travagem. Verificar se a travagem é adequada: visualmente, em pastilhas e discos e também no comportamento do veículo.

5-Estado dos amortecedores de suspensão. As estradas locais e secundárias fazem que estes elementos devam ser verificados.

6- Estado do pára-brisas. Devem estar em bom.estado para realizar sua correta função. Durante a viagem e, principalmente, no verão, é habitual que os insetos e poeiras fiquem incorporados no vidro, portanto, é importante que se possam limpar eficazmente.

7- Bom-estado da bateria. Com as temperaturas extremas é quando a sua deterioração é maior.

8- Limpe o carro em profundidade, tanto por dentro como por fora. As férias na praia, acumulação de areia. Para além, o salitre e a humidade podem oxidar algumas peças e, especialmente a carroceria. Um carro limpo proporciona ergonomia aos passageiros e, para aléma, é mais visível aos outros utentes.

A limpeza interior torna a viagem mais agradável; e a exterior faz com que veja e seja visto melhor, também evita que o salitre danifique a carroceria ou outros elementos metálicos.

9- Especial atenção à colocação da bagagem. Todo deve ir bem fixado. Coloque de forma uniforme, situando a bagagem de mais peso na zona central e primeiro. Utilize soluções de transporte como acessório de tejadilho ou reboque caso necessário e tente não levar um peso excessivo que comprometa a estabilidade do veículo.

10- Verificar a documentação: permissão de circulação, carta de condução e o cartão da ITV.  Verificar se o seguro está em vigor e não esqueça da V-16, um dispositivo perfeito em caso de avaria ou acidente, que evita que tenha que sair do veículo para informar da sua situação aos outros utentes.

Cumpra sempre as leis da estrada e desfruta da viagem de retorno. Planear as próximas férias, uma boa solução para enfrentar a volta com ilusão e precaução.