Os pneus, a parte de nosso veículo que está em permanente contacto com a estrada, não apenas podem determinar o comportamento do carro na estrada e influir decisivamente na segurança, mas também podem ajudar a poupar combustível quando escolhemos os pneus certos e não descuidamos da sua manutenção.
Isto é esclarecedor: os pneus são diretamente responsáveis por 21% do consumo do veículo. E isso é algo a ter em conta ao escolher o tipo mais adequado de “sapatos” para o nosso veículo. A boa notícia é que, desde a entrada em vigor da eiqueta europeia obrigatória nos pneus, os consumidores têm bem mais fácil informar-se e consultar as prestações que podem encontrar em cada modelo de pneu. Desta forma, a etiqueta mostra o grau de eficiência de combustível do pneu, o nível de travagem e aderência em piso molhado e, finalmente, o nível de ruído emitido.
Escolher o modelo mais adequado
Ao comprar os pneus, é importante informar-se sobre a sustentabilidade e a eficiência energética do modelo escolhido. Dependendo dos materiais, a banda de rodagem e de composição, o consumo de combustível pode ser inferior. Por exemplo, os pneus com o menor consumo médio e a maior eficiência energética são etiquetados como “A”, isto é, os melhores na escala de sete níveis em relação à resistência à rodagem e o consumo.
Manutenção correta
Para poupar combustível é fundamental que os pneus estejam em boas condições. O que deve fazer para a sua manutenção?:
- Verificar a pressão: fazer sempre isto com os pneus frios. A pressão ideal é a estabelecida pelo fabricante do veículo, mas outros fatores como o número de passageiros, velocidade média, bagagem ou condições ambientais também são importantes. É importante lembrar-se que uma pressão muito baixa aumenta o consumo de combustível e causa uma aderência excessiva à superfície.
- Verificar o desgaste: os pneus desgastam devido à abrasão das sucessivas camadas da banda de rodagem. Quanto menor e mais lisa esteja a banda de rodagem, menor é a resistência, mas também pior é a aderência na superfície molhada, o que significa um mais elevado: um pneu desgastado já não protege contra derrapagens e não garante uma curta distância de travagem. O desgaste aumenta durante os meses de verão, pois o calor pode fazer que o asfalto atinja temperaturas de até 70º C. Qualquer veículo com uma profundidade da banda de rodagem inferior a 1,6mm não oferece garantias de segurança necessárias e não está legalmente autorizado a circular. Para poupar combustível, é importante escolher pneus com baixa resistência à rodagem.
- Verificar o paralelo: é importante verificar, pois muitas vezes o condutor nem sequer é consciente de que pode estar em mau estado. As consequências incluem um desgaste maior e desigual, travagens menos eficazes, maior ruído de rodagem e aumento das vibrações na condução, o que significa um maior consumo de combustível.
E, naturalmente, a condução eficiente também ajuda a poupar combustível: lembre-se de carregar no acelerador ao ligar o carro, manter uma velocidade uniforme, não conduzir com os vidros abertos e tentar sempre usar a engrenagem mais alta.