Primeira vez de trotineta elétrica?

Redacción Circula Seguro

24 de Julho de 2023

Utilizar uma trotineta elétrica tem muitas vantagens: evita congestionamentos, não há problemas para estacionar, não gasta combustível, desfrutamos do ar livre, rapidez, o custo de compra e manutenção é menor em comparação ao deum veículo, etc. No entanto, é verdadeiro que ao utilizar pela primeira vez, é conveniente ter em conta uma série de recomendações. É o veículo de mobilidade pessoal que situa o condutor como um utente vulnerável. Não há chassis que proteja, portanto, a precaução deve ser máxima. Isto, unido à presença de outros utentes vulneráveis como peões ou ciclistas, fazem que circular de trotineta elétrica seja uma grande responsabilidade.

1- Utilize sempre trotinetas elétricas autorizadas. Desta forma, garantimos que cumprem com uma série de caraterísticas que fazem que também sejam mais seguros. Por exemplo, os VMP comercializados em Espanha até janeiro de 2024 poderão circular sem certificado até 22 de janeiro de 2027. Os comercializados após janeiro de 2024 deverão ter certificado.

2- Pratique antes de conduzir no trânsito urbano. Escolha um local fechado e afastado do trânsito para andar de trotineta pela primeira vez. É importante que não existam outros veículos ou pessoas. Deve familiarizar-se com o veículo, conhecer bem o funcionamento da trotineta ao acelerar, travar, virar…

3- Conheça a regulamentação da estrada, especialmente tudo que está relacionado com as trotinetas elétricas. Isto é muito importante para garantir que vai conduzir a cumprir a lei e sem pôr em risco os outros utentes.

Lembre-se que não podemos conduzir pelas áreas pedonais ou passeio. A regulamentação das trotinetas não é a dos peões. Naturalmente, também não podem conduzir em auto-estradas, estradas com duas faixas ou interurbanas, já que a velocidade dos veículos é muito elevada.

4- Adapte a sua velocidade ao tráfego. É importante não esquecer os 25 km/h não podem ser ultrapassados. Reduzir a velocidade se houver muitos peões ou se as condições meteorológicas adversas o recomendarem. Aumentar a precaução nas proximidades de hospitais, centros de saúde, escolas e parques. Ter cuidado na presença de crianças, idosos e grávidas.

5- Evitar todas as distrações. Não conduzir uma trotinete elétrica com capacete ou auriculares, pois não ouvirá o que se passa à sua volta. É importante ter em conta que, para além da visão, a audição fornece informações valiosas durante a condução. Não se pode conduzir e utilizar um telemóvel ao mesmo tempo.

6- Nunca conduza se tiver bebido álcool ou outras drogas. A única taxa segura é 0,0. Também não utilize uma trotineta elétrica se tiver tomado algum medicamento que possa afetar as suas capacidades, ou seja, se a condução for contraindicada com a medicação que está a tomar, é melhor não estar ao comando duma trotineta elétrica.

7- Recomenda-se o uso de capacete para maior segurança. A utilização de joelheiras ou cotoveleiras também proporciona uma segurança adicional.

8- Utilize roupa de alta visibilidade. Uma boa opção é ter elementos refletores para ser mais visível para os outros utentes da estrada, especialmente com chuva ou quando a visibilidade é reduzida.

9- Utilize a buzina sempre que for necessário para evitar atropelamentos ou acidentes.

10- Avise as suas manobras com antecedência para que os utentes possam perceber os seus próximos movimentos. Evite andar em ziguezague, pois isto também favorece estar num ângulo morto. Tenha especial cuidado com carrinhas, camiões e autocarros, já que têm mais zonas onde pode não estar visível, como nos lados.

11- Já pensou num seguro de responsabilidade civil? Embora ainda não seja obrigatório, é uma boa ideia ter uma proteção adicional contra possíveis incidentes.

12- Não esqueça da manutenção da sua trotineta. Comprove com frequência o bom estado da iluminação, baterias, travões, pneus… Qualquer sinal de desgaste ou mau funcionamento deve ser revisto e reparado por técnicos especializados.

13-Siga as instruções do fabricante sobre a manutenção, recarga da bateria, substituição de peças. Desta forma, prolongará a sua vida útil e circulará num veículo mais seguro para si e para os outros utilizadores da estrada.

Com estes veículos, é muito importante circular com prudência e responsabilidade, cumprindo sempre as normas e respeitando todos os utilizadores da estrada.