Mais agilidade no trânsito, menos problemas de estacionamento na cidade, menos poluição e custos… Utilizar uma mota de duas e três rodas é especialmente vantajoso para circular nas áreas urbanas. No entanto, há uma série de considerações a ter em conta se nunca conduziu estes veículos antes.
Não basta saber a teoria; conduzir uma mota é muito diferente de conduzir um carro. Por isso, é importante ter em conta uma série de pontos, tanto antes como durante a viagem. Lembre-se que quando anda de mota ou triciclo, passa a ser um utilizador vulnerável: não há chassis para o proteger em caso de impactoe, portanto, deve aumentar a cautela e ser especialmente responsável:
1- Familiarize-se bem com o seu novo veículo. Deve ter pleno controlo de todas e cada uma das funções e conhecer muito bem a sua mota ou triciclo. Comece por conduzir suavemente. Analise como acelera e trava, a facilidade e a agilidade com que se move, como faz as curvas…
2- Sempre bem equipado. Não esqueça o capacete homologado e adaptado ao seu tamanho. Calcula-se que o uso de capacete reduz a probabilidade de lesões fatais em quase 30%. Para além, a probabilidade de sair ileso de um acidente aumenta 20%, de acordo com a DGT. Os capacetes integrais oferecem a melhor proteção.
Também use roupa reforçada, como casaco e calças, que não só protegem do frio, mas também oferecem proteção contra quedas. Também, use calçado adequado que o proteja e, ao mesmo tempo, permita mover-se adequadamente; e não se esqueça das luvas, que são muito importantes para uma boa aderência. O primeiro que se põe no solo no caso de uma queda, puramente por instinto, são as mãos.
Para além, ombreiras, cotoveleiras e joelheiras oferecem proteção extra, enquanto um protetor de costas oferece proteção contra lesões da coluna vertebral.
Portanto, o capacete e a roupa devem ter elementos refletores ou de cores chamativas para ser mais visíveis aos outros utentes.
3-Cursos de condução de motas para condutores inexperientes. É uma excelente ideia para condutores inexperientes. Como indicado, conduzir uma mota ou triciclo é muito diferente de conduzir um carro. Fazer as curvas, evitar obstáculos, subir e descer, ultrapassar… É importante controlar as manobras e conhecê-las bem. Pode frequentar uma escola de condução ou escolas específicas de motas, para realizar este curso introdutório sobre duas e três rodas. Se não é a primeira vez que conduz uma mota, mas não tem muita experiência, estes cursos te podem ajudar a consolidar conhecimentos e habilidades, em suma, a reciclar-se.
4- Utilize a mota com cautela e planeje o percurso. Isto é muito importante quando se está a começar. É melhor conhecer a estrada do que percursos não conhecidos.
5- Zero distrações. É proibido utilizar um telemóvel enquanto se conduz. A utilização de dispositivos sem fios no capacete dos condutores de mota e ciclomotor também não é recomendada. O mais recomendável é não os utilizar quando se começa, para evitar todas as distrações na medida do possível.
6- Manobrar motas de duas e três rodas requer a mais perícia. Evite utilizar a mota se não se encontra em perfeitas condições físicas e mentais. Claro que nunca deve conduzir sob a influência de álcool e drogas e nunca deve conduzir se tiver tomado medicamentos que possam afetar a sua capacidade de conduzir.
7- Recomenda-se não transportar passageiros até que tenha adquirido um certo nível de perícia e total segurança. Lembre-se de que deve primeiro controlar o equilíbrio e saber manejar o veículo perfeitamente.
8- Aumente a cautela em condições meteorológicas adversas e evite utilizar a mota com chuva, neve, vento ou gelo. A mota é especialmente vulnerável nestas situações em que se pode perder o equilíbrio. Evite andar sobre superfícies escorregadias, tais como passagens de peões ou bueiros.
Se a mota for de três rodas, é verdade que oferece maior estabilidade e aderência, mas é importante não ser demasiado confiante. Está longe de ser um carro e é, portanto, também muito vulnerável nestas situações.
Por isso, esteja ciente do “efeito ecrã” ao ultrapassar ou passar um veículo grande, tal como um camião ou autocarro.
9- Velocidade reduzida adaptada às circunstâncias da estrada com aumento da distância de segurança. Desta forma, terá mais controlo sobre o veículo e poderá reagir no caso de imprevistos. Deve sempre cumprir as regras da estrada e estar ciente de que há certas regras que variam de uma mota a um carro.
10- Evite o ziguezague e esteja atento aos ângulos mortos. Mantenha a luz de cruzamento sempre acesa e evite os ângulos mortos. Lembre-se que quanto maior for o veículo, tal como um autocarro ou camião, mais pontos mortos terá. Sinalize sempre as manobras e evite passar entre os carros. Para além, tenha cuidado para não ficar muito perto deles, especialmente quando estão estacionados, pois podem abrir uma porta inesperadamente.
Já sabe tudo o que deve ter em conta? Agora é altura de usufruir dos benefícios das duas e três rodas, mas sempre com segurança e responsabilidade!