O governo português tem se preocupado um pouco mais com a segurança dos veículos comercializados no país já que a maioria das mortes são causadas por acidentes de trânsito.
Tanto que os sistemas de aviso de colisão e travagem automático são agora tidos em conta em todos os carros testados na euroNcap, claro que quase ninguém escolhe esses extras mas isso é outra história que já discuti aqui.
Apesar do acréscimo desses itens, ainda falta muito para que os veículos nacionais se tornem mais seguros e eventualmente reduzam a quase zero o número de mortes, embora seja impossível reduzir a zero.
Mas, vamos falar no que interessa, quais as marcas de carros mais seguras do mundo.
Subaru: a marca japonesa recebeu a pontuação máxima no Top Safety Pick pelo terceiro ano consecutivo. Ela é a única marca que teve todos os seus modelos testados e aprovados.
Audi: além de luxuosos, os carros da marca também são considerados bastante seguros. Quase todos os modelos possuem 5 estrelas (nota máxima) nos testes de proteção e chegam a oferecer 95% de segurança aos adultos, 87% às crianças e 74% aos pedestres.
Volvo: marca que tem como principal característica a segurança. O modelo V40 2013 recebeu o título de carro mais seguro do mundo pela Euro Ncap. O veículo possui itens como travão automático e sistema de detecção de veículos em pontos cegos e até airbag para pedestres.
Teste da EuroNcap ao Volvo XC90, versão 2015, provavelmente o vencedor do carro mais seguro do mundo em 2015, veremos qual será o veredicto da agência de segurança automóvel europeia brevemente.
Mercedes: além de ser considerada um sinónimo de luxo, a marca alemã possui diversos modelos bastante seguros.
Infiniti: marca de luxo da Nissan que é comercializada somente em alguns países.
Honda: marca que possui veículos mais acessíveis e diversos modelos que obtiveram nota máxima nos testes da Euro Ncap como o Honda Civic.
Volkswagen: Uma marca que consegue ter quase sempre os seus modelos no topo da lista de carros mais seguros, e que tem preços acessíveis.
As marcas acima são as mais reconhecidas em termos de segurança. Porém, há diversos carros e inúmeras marcas que também passam com nota máxima nos testes dos institutos responsáveis.
Lembrando que, nem sempre, o número de itens de segurança é fundamental para que o veículo consiga atingir nota máxima nos testes. A estrutura é o principal responsável.
Abaixo, seguem alguns modelos de veículos bastante seguros de marcas que não foram citadas acima:
Tourang: foi a única SUV grande que passou nos testes da IIHS em 2011.
Fiat 500: o mini carro da Fiat ganhou nota máxima nos quatro testes realizados.
Passat: o carro da VW que recebeu cinco estrelas nos testes da Euro Ncap.
Picanto: o pequeno da Kia também passou nos testes da Euro Ncap mas, não com nota máxima.