Quais são as vantagens dos carros elétricos?

Duarte Paulo

9 February, 2021

Quem tem carros elétricos tem cada vez mais postos de carga disponíveis

Os carros elétricos beneficiaram de grandes avanços tecnológicos desde que foram (re)introduzidos no fim do século passado. E, analisando as tendências de vendas de veículos novos, estão a aumentar consideravelmente as vendas. São mais populares do que nunca.

No entanto, alguns condutores ainda estão hesitantes em fazer a troca dos carros tradicionais movidos a hidrocarbonetos por estes movidos a eletrões. Descubra aqui quais as vantagens dos carros elétricos.

À medida que os carros elétricos se tornam mais populares, os custos a eles alocados caem rapidamente e há uma grande variedade de benefícios para os automobilistas que fazem a troca. Do impacto ambiental à economia que podem ter em custos de combustível, impostos e manutenção, os veículos elétricos podem ajudá-lo a economizar uma quantia significativa de dinheiro.

Benefícios dos carros elétricos

Segundo muitos analistas, os benefícios de possuir um carro elétrico já superam as desvantagens. As caraterísticas mais marcantes são o facto de gastar menos dinheiro nas deslocações e também fazer menos visitas à oficina. Mas não fica por aí, de seguida encontra algumas das vantagens dos carros elétricos.

Menos agressivos para o meio ambiente

Para muitos automobilistas, simplesmente saber que os veículos elétricos são melhores para o meio ambiente é motivo suficiente para fazer o investimento. Os carros elétricos nem têm sistema de escape, o que significa que diretamente não emitem gases. Têm emissões zero.
E, uma vez que os veículos “tradicionais”, movidos a combustíveis fósseis, são grandes “contribuintes” para o acumular de gases com efeito estufa na atmosfera terrestre, fazer a mudança para um carro elétrico pode ajudar a contribuir para um ar mais limpo e um planeta mais saudável.

A eletricidade é mais barata que a gasolina

Os automobilistas portugueses pagam, em média, 12 cêntimos por quilómetro em carros movidos a gasolina, o que realmente não parece muito – até você comparar com o fato de que muitos carros elétricos gastam um terço desse valor. Pois a eletricidade é significativamente mais barata do que a gasolina.

Electric Charge, Road Sign, Sign, Hybrid, Automobile

E como provavelmente carregará o seu carro elétrico na sua própria garagem na maior parte das vezes, poderá ainda optar por planos de faturação bi-horária ou tri-horária. A instalação de painéis solares pode economizar ainda mais dinheiro na energia usada na sua residência e no seu carro elétrico.

A manutenção é menos frequente e menos cara

Os carros totalmente elétricos são projetados para serem o mais eficientes possível e geralmente há três componentes principais no veículo; o carregador integrado, inversor e motor. Isso significa que há muito menos desgaste no motor, com menos peças móveis suscetíveis a danos.

Uma vez que os carros elétricos não funcionam com pistões, bielas, velas e explosões de combustível não necessitam de óleo, portanto, não precisam de mudanças frequentes de óleo ou qualquer outra manutenção relacionada aos motores de combustão. Não necessitam de filtros de óleo, nem de filtros de ar, e muito menos de verificar o nível de água do sistema de refrigeração do motor.

Outra vantagem importante? Os travões de um carro elétrico normalmente não se desgastam tão rapidamente quanto os de um carro convencional, pois o motor elétrico faz essa função quando faz regeneração de energia. Assim, significa ser ainda mais económico. Tudo isso significa que raramente precisará de ter o seu carro elétrico reparado e, assim, os custos de operação e manutenção são mínimos.

Os carros elétricos são silenciosos

Todos sabemos como os carros convencionais, com motor de combustão, podem ser barulhentos. Em especial se mora próximo a uma estrada movimentada ou está habituado a circular em zonas de grande densidade de tráfego. Uma das primeiras coisas que os condutores notam ao mudar para um carro elétrico é o silêncio do veículo. Este silêncio ajuda a cria uma experiência de condução muito mais confortável e relaxante, logo mais segura.

Mas os carros elétricos, por outro lado, são muito silenciosos. Eles são tão silenciosos, mas tão silenciosos, que podem passar despercebidos ao circular em cidade. Os peões têm dificuldade em se aperceber da sua aproximação. Alguns legisladores propuseram a instalação de dispositivos sonoros para alertar os pedestres da proximidade ou aproximação deste tipo de veículos.

Tipo de veículos com motores elétricos

Existe atualmente uma panóplia de carros com motor elétrico, podemos classifica-los da seguinte forma:

Veículos elétricos “normais” são alimentados pela eletricidade armazenada numa bateria recarregável.

Híbridos plug-in combinam um motor a gasolina, ou diesel, com um motor elétrico e uma bateria recarregável que pode ser carregada em casa ou num posto de carga. Sendo ainda possível recarregar através do motor e do sistema de travagem regenerativa.

Híbridos “normais” são idênticos aos plug-in mas sem a possibilidade de recarregar a bateria duma fonte externa, dependendo somente do sistema de travagem regenerativa e do funcionamento do motor.

– Os veículos com células de combustível separam os eletrões das moléculas de hidrogênio para produzir eletricidade para fazer o motor funcionar. Os automóveis a hidrogénio também possuem uma bateria, mas bem mais pequena que a encontrada nos restantes veículos elétricos. Esta é utilizada apenas para a fase de arranque do veículo e como auxiliar momentâneo para picos de potência.

O futuro trará mais carros elétricos

young adult, woman, female, caucasian, indoors, charging station, owner, casual clothing, car key, machine, alternative energy, holding, energy source, ecology, ecological, mobility, efficient, regenerative, recyclable, renewable, hybrid, socket, battery, plug, charger, recharge, wire, electric, electricity, power supply, automobile, electric car, car, vehicle, power, connection, transportation, modern, technology, Disposable Cup, milkshake, strawberry, drink, beverage, refreshment, beautiful, pretty, attractive, motor vehicle, automotive design, vehicle door, hatchback, city car, nissan leaf, minivan, automotive lighting, nissan, subcompact car, compact car, headlamp, electric vehicle, hood, Mini SUV, compact mpv, supermini, concept car

Os benefícios de utilizar carros elétricos são claros. Com novas tecnologias emocionantes sendo desenvolvidas atualmente, que prometem reduzir o tempo de carregamento para minutos, estender o alcance significativamente e aumentar ainda mais os recursos de segurança e automação, nunca houve melhor momento para mudar para os carros elétricos.

Quase diariamente constatamos os avanços da tecnologia ajudando a criar baterias com mais capacidade e ainda mais ecológicas. Os avanços estendem-se a outras áreas também, desde motores elétricos mais eficientes e silenciosos, passando por novos materiais e pesquisas noutras áreas. As próprias entidades reguladoras estão apostadas em tornar os carros elétricos a única forma das marcas conseguirem cumprir com as novas normas de emissões. Pois tem elevado os custo de desenvolvimento de motores de combustão, para que cumpram as normas, para valores tão elevados que não compense usá-los.

Embora os carros elétricos tenham, de fato, algumas desvantagens, essencialmente na autonomia e tempo de recarga das baterias, constata-se que também existem benefícios consideráveis em ter um. O futuro da condução elétrica aparenta ser limpa e inevitável.

Fotos | Pixabay, Pixabay, PxHere

--

Uma iniciativa da: