Banco traseiro do carro: qual é o lugar mais seguro?

Redacción Circula Seguro

20 de Setembro de 2022

Onde colocar a cadeira infantil no carro? É melhor no centro do banco traseiro ou numa das laterais? Estas são algumas das perguntas que muitos pais fazem ao instalar uma cadeira infantil no banco traseiro do carro.

A resposta, como veremos, tem diferenças. O princípio básico da segurança passiva diz que o local mais seguro é o que está mais afastado da colisão. Quer seja uma colisão lateral, frontal ou traseira, é certo que o local mais afastado de qualquer impacto é o centro traseiro.

Problemas de design

Contudo,  considerando que as cadeiras com fixação ISOFIX são as que melhor reduzem a energia de impacto em caso de colisão e, portanto, as mais recomendadas para a segurança dos miúdos, podemos encontrar um problema: o princípio de segurança passiva não corresponde com o design de muitos carros. Para começar, na maioria dos veículos, a não ser que estejamos a falar de MPV com bancos separados na parte traseira, o local central traseiro não tem fixação ISOFIX.

Em muitos modelos de veículos, nesta local central o cinto é de dois pontos e não de três, o que impede a instalação do SRI (Sistema de Retenção Infantil). Não esqueçamos que, embora poucos carros têm cinto de dois pontos, em alguns países como Espanha e Portugal a idade da frota é elevada, cerca de 13 anos em media.

Para além, o piso do local central traseiro contém geralmente o túnel central, o que impede a instalação da perna de apoio de alguns SRI.

Por outro lado, a forma do banco neste local é por vezes voluminosa, de modo que a instalação com um cinto, embora possível, torna o banco instável por não apoiar sobre uma superfície completamente plana. E, como se tudo isto não fosse suficiente, o ponto central é normalmente mais estreito, de modo que a fivela do cinto é muitas vezes debaixo do banco, complicando muito a instalação.

Alternativas seguras

Então o que devemos fazer? que alternativas existem para uma colocação segura dos miúdos?

Primeiro caso: o ponto central traseiro não tem ISOFIX: neste caso, utilizar o local traseiro direito (atrás do passageiro) com uma cadeira ISOFIX, de preferência na direção oposta à viagem. Qual a razão de direita e não esquerda? Por várias razões:

  • É o lado que está mais perto do passeio e mais protegido do trânsito quando a criança entra ou sai do  carro, também porque nas estradas de duplo sentido, a exposição ao risco é menor na parte direita do veículo.
  • Porque estatisticamente há menos colisões no lado direito do que no lado esquerdo.
  • Porque o banco do passageiro da frente nem sempre é ocupado, o que nos permite colocar o banco o mais à frente possível e assim aumentar o espaço de sobrevivência da criança.

Viajar com quatro crianças

E ao viajar com quatro crianças, como colocá-las?

Com Isofix em todos o banco traseiro: o passageiro mais novo sentado no seu SRI na parte traseira central (e na direção oposta à viagem se tem menos de quatro anos), o seguinte por idade na parte traseira direita (atrás do passageiro), a seguinte criança mais velha que os dois anteriores na parte traseira esquerda, atrás do condutor, e logo a outra no banco da frente.

Sem Isofix na parte traseira central: o passageiro mais novo deve ir na parte traseira direita atrás do banco do passageiro, logo o seguinte passageiro mais velho ao anterior na parte central traseira, o seguinte na parte traseira esquerda atrás do condutor do veículo, e por último o maior na frente.

Devemos tomar todas as precauções necessárias ao volante, mas quando há crianças a importância da precaução é máxima. Lembre-se: a segurança das crianças no carro depende de si.