Os pneus são um dos orgãos vitais para a condução de uma moto em segurança. O comportamento deste tipo de veículos depende, em boa medida, das caraterísticas da borracha que utilizamos, assim como do seu estado.
Sabe o que considerar para verificar o seu estado?
No Circula Seguro já lhe dissemos por mais do que vez sobre como um bom pneu contribui para tração do veículo, implementando eficiência e segurança para oferecer o grip e a aderência desejados. Assim, será útil seguir uma série de recomendações no momento de escolher um pneu. Mas, que tipo de manutenção precisa o pneu de uma moto?
O pneu regista e reflete de forma fiável a utilização que damos à nossa moto, assim como o nosso tipo de condução. Que fique claro que a vida útil de um pneu dependerá de forma direta do tipo de utilização e do tratamento que lhe dermos. Existem tipos de pneus que se adaptam a utilizações concretas. Nesse sentido, fabricantes como a Michelin ajudam-nos com a escolha do pneu certo.
Existem uma série de parâmetros comuns que nos ajudam a prestar uma manutenção adequada. Ao mesmo tempo, saberemos quando chega o momento de os substituir.
Que condições precisam de ter os pneus de uma moto?
Existe uma recomendação quase universal para detetar o desgaste num pneu de moto. Tem a ver, como acontece com os automóveis, com a profundidade dos canais que formam o desenho do pneu.
A profundidade não deve baixar nunca dos 1,6 mm. Para identificar este medida de forma concreta, alguns fabricantes de pneus como a Michelin, ajudam os condutores com uma marca. Desta forma, o ícone com o boneco da Michelin na parte superior do pneu constitui um indicador de desgaste da banda de rolamento.
As consequências de não respeitar esta recomendação são variadas. Vão desde a perda de aderência, pior controlo com o piso empapado, maior risco de aquaplaning ou aumentar as possibilidade de sofrer um furo.
A pressão ideal para os pneus de moto
Outro aspeto que é preciso ter em atenção para que os pneus encontrem as suas condições ótimas é a pressão. Convém verificar de forma periódica a pressão no interior da câmara. Para isso, convém ter por perto um manómetro de bolso. Desta forma é fácil perceber se a pressão do pneu é a correta para circular.
Descuidar este tema pode acarretar alguns dissabores. A pressão excessiva castiga a banda de rolamento, acelerando o desgaste e afetando o amortecimento. Uma pressão insuficiente vai dizimar a segurança, com o risco acrescido de danificar a borracha.
Como escolher o melhor pneu: medida, composto e carcaça
As medidas, o tipo de composto e a carcaça são elementos básicos que formam o DNA do pneu. Incidem de forma distinta nas condições da borracha. Por isso, convém montar um pneu que corresponda às medidas originais, respeitando a largura do pneu e o perfil.
No mercado encontramos pneus produzidos com compostos diferentes. Alguns, mais brandos, favorecem mais o rendimento, mas penalizam mais o desgaste. Devemos considerar este fator para conhecer melhor quais serão as condições e a vida útil da borracha.
Isto também influencia o tipo de carcaça do pneu. É determinada pela estrutura de produção interna do pneu, que pode ser radial ou diagonal. Esta caraterística na aparência da borracha também influencia a sua manutenção. Para saber mais sobre que tipo de carcaça possui o pneu, devemos fixar-nos no número da banda lateral para ver se no final do mesmo surge um Z (diagonal) ou ZR (radial).
Envelhecimento e danos no pneu de moto
Para comprovar se um pneu de moto envelheceu o ou está danificado pode ser uma tarefa complexa. Por isso, a recomendação leva-nos a recorrer aos conhecimentos de um profissional. É conveniente que a partir dos cinco anos de vida, este perito, pode ser um mecânico, verifique os pneus da nossa moto anualmente.
É que podem ter bom aspeto e até oferecerem algum rendimento, mas temos de ter cuidado e nunca devemos utilizar um pneu na moto mais do que dez anos. O mesmo acontece com possível danos superficias ou internos, por vezes são difíceis de detetar. Só o mesmo mecânico pode ajudar a decifrar se podem ser ou não reparados. ou terão de ser substituídos.
Os cuidados e manutenção com pneus de moto são imprescindíveis para garantir uma condução mais segura.
Fonte: Michelin e Circula Seguro.com