Tudo que deve saber para alugar uma carrinha

Redacción Circula Seguro

3 de Abril de 2023

Está a pensar em fazer uma mudança? Precisa dum veículo maior para transportar esses móveis novos ou para levar outros objetos de grande tamanho e/ou peso? Alugar uma carrinha pode ser uma grande solução. Se nunca alugou antes, não perca estes conselhos, onde falamos sobre tudo que deve saber antes de contratar este serviço. Há fatores muito importantes que deve considerar, por exemplo, se pode conduzir uma carrinha de grande volume com a carta de conduzir B ou se os mesmos limites de velocidade dos carros. Respondemos todas as dúvidas!

1-Que modelo de carrinha precisa. Pequena, média ou grande, com mais ou menos capacidade, número de passageiros, com refrigeração, etc… É muito importante ter em conta o que será transportado e com que finalidade. Pode precisar duma carrinha com uma capacidade 3 m³, perfeita para transportar pequena carga e caixas ou, pelo contrário, uma com grande capacidade e muito espaço. Em general, as empresas de aluguer proporcionam o modelo de carrinha mais adequado. Verifique se, realmente, responde às suas necessidades.

2-Carta de condução. Lembre-se que com a carta B podemos conduzir veículos de até 3.500 quilos. Se o veículo supera os 3.500 quilos, deverá ter a permissão C1.

3-Atenção aos requisitos que podem exigir as empresas de aluguer. A maioria das empresas requer que o condutor tenha 21 anos de idade e, pelo menos, um ano de carta de conduzir. Os requisitos de idade podem variar em função do país e da empresa. Muitas empresas cobram um montante por “condutor jovem”.

4-Durante quanto tempo precisa da carrinha? Podem-se alugar por horas, dias, semanas, meses… Muitas empresas oferecem a opção de ampliar o aluguer se não sabe quanto tempo necessita do veículo.

5-Se sabe quando e que veículo precisa, não espere até a última hora e reserve antecipadamente. Desta forma, não ficará sem a carrinha que precisa.

6- Leia bem o contrato do serviço. Deve ter em conta a cobertura, forma de pagamento, possibilidade de cancelamento e modificação, se inclui o seguro de responsabilidade civil obrigatório, outros seguros opcionais, se deve devolver o veículo com o depósito cheio, possibilidade de acrescentar condutores adicionais, possíveis gastos extras, que se exclui do contrato, se é necessário um depósito, ou bloquear uma quantidade no cartão de crédito para possíveis despesas potenciais, etc. Leia o contrato cuidadosamente.

7- Verifique o bom estado do veículo antes de sair do centro. A maioria de empresas de aluguer cuida muito o estado das suas frotas. No entanto, é importante que antes de arrancar verifique que o veículo está em bom estado: verifique se não há golpes ou aranhões (se é assim, notifique antes de arrancar para que não reclamem danos anteriores. Faça fotografias e peça que tudo seja bem anotado), verifique se os pneus estão em bom estado, se a IMT está em vigor, etc…

8-Tenha em conta as condições particulares para conduzir carrinhas. Se não supera os 3.500 quilos, a velocidade máxima é de 120 e 100 km/h em autoestradas e vias duplas respetivamente, de 90 km/h em estradas não urbanas e 50 km/h em estradas urbanas. Pelo contrário, se superam os 3.500 quilos, a velocidade máxima passa a ser de 90 km/h em autoestradas e 80 km/h em via dupla, de 80 km/h em vias não urbanas e 50 km/h em cidade.

Para além, há que aumentar o cuidado em curvas e outras manobras, já que as carrinhas têm maior peso e, portanto, demoram mais em acelerar e travar. O seu ponto de gravidade é mais alto.

Igualmente, há que incidir na importância de colocar e distribuir corretamente a carga. Coloque as coisas mais pesadas na parte inferior. É importante fixar com firmeza, para evitar a sua deslocação dentro do veículo e que possam cair ao abrir a parte traseira. Isto também é importante para evitar que possam cair em caso de acidente de trânsito ou que possam quebrar outros objetos no interior do veículo durante a deslocação.

9- A isto há que acrescentar que é um veículo que não conhece e que, portanto, deve conduzir com precaução até conhecer bem a sua reação, a localização de todos os sistemas, como funciona nas curvas, aceleração, travagem, etc… Lembre-se que deve reduzir a velocidade respeitando as condições da estrada e o clima, adaptando aos limites máximos e mínimo estabelecidos. Também deve aumentar a distância de segurança para poder reagir a tempo no caso de imprevistos. É importante familiarizar-nos com o veículo e o antes possível para conduzir com segurança e tranquilidade.

10-Condições nas que deve devolver o veículo, lugar e hora. É importante entregá-lo com tempo suficiente para que o agente da empresa possa inspecionar e verificar que é entregue nas condições estabelecidas. Tente estar presente durante essa verificação.