Radares multi-faixas: como funcionam?

Redacción Circula Seguro

15 de Julho de 2022

As estatísticas de acidentes da ANSR sobre incidentes rodoviários são determinantes ao apontar as causas da maioria dos acidentes registados: entre elas, o excesso de velocidade continua a ser uma das principais causas. Esta situação explica o crescente investimento em dispositivos tecnológicos, que permitem às autoridades de trânsito controlar e sancionar o comportamento dos condutores que não cumprem os limites de velocidade e que não só colocam em perigo as suas vidas, mas também a de todos os utilizadores da estrada.

Impossível de localizar

Existem numerosos e variados sistemas de controlo da velocidade dos condutores: dos mais tradicionais radares fixos, aos radares de velocidade entre dois pontos específicos, helicópteros equipados com sistemas de vigilância, drones, carrinhas camufladas ou mesmo radares instalados nas guardas. No entanto, o radar mais “temido” pelos infratores é sem dúvida o radar móvel, pois é um dispositivo indetetável. Entre os radares móveis, a categoria de radar de várias faixas representa algo superior. Quais são as caraterísticas deste tipo de radar que vai revolucionar o controlo nas estradas?

Vigilância em ambos os sentidos

Não é por acaso que também é conhecido como o “super radar fixo” e conta com tecnologia que permite controlar não apenas uma ou várias faixas específicas, mas também todas as faixas da estrada e por vezes em ambos os sentidos, independentemente da faixa em que está posicionado. Tudo depende da configuração do seu sistema na altura.

Triangulação do sinal

A alta eficiência e precisão destes dispositivos reside em que podem emitir uma triangulação do sinal (o funcionamento é através de um transmissor, um recetor de ondas, e o chamado “efeito Doppler”): uma mudança de frequência aparente de uma onda produzida pelo movimento relativo da fonte em relação ao seu observador. Ou o que é o mesmo: se vários veículos são mostrados na mesma fotografia a conduzir paralelamente, este método pode especificar qual deles é exatamente o que excedeu os limites de velocidade.

Para além de serem concebidos para identificar com precisão os carros que viajam a uma velocidade superior do que o limite permitido, os radares multi-faixas podem detetar outras infrações. Podem realizar um exame completo, que inclui informar se o veículo já passou a MOT ou se tem o seguro em vigor.

Dia e noite

Tal como acontece com todos os outros radares fixos, os multi-faixas também não dependem do controlo direto de um agente de trânsito e podem ser instalados em pórticos ou em postes na berma da estrada.

Para além de tudo, estes aparelhos emitem ondas de alta frequência a baixa potência para que os detetores não possam alertar ao condutor, e funcionam dia e noite. Sem luz natural, realiza medições com flash de gestão inteligente para reconhecer as condições de luz quando um veículo passa. Assim, regista a informação num ecrã no interior da cabina ou do carro onde está localizado.

Radares em Portugal

Em Portugal, por enquanto, não foram instalados radares deste tipo, mas a ANSR continua a reforçar o seu compromisso com os sistemas eletrónicos de controlo de velocidade. Com 50 radares instalados em 2016 e 2017, e 10 instalados em 2019, no ano 2021 o número de dispositivos foi aumentado para 110, o que significa um aumento significativo dos níveis de dissuasão de infrações dos limites de velocidade e, consequentemente, na redução dos acidentes rodoviários.

Com estas últimas aquisições, também chegaram os radares de velocidade média para identificar os veículos que excedem o limite de velocidade num determinado percurso, calculando o tempo que o veículo leva para percorrer a distância entre dois pontos. Este equipamento foi instalado em estradas de norte a sul do país:

  • Aveiro: A41
  • Beja: EN206 e IC1
  • Castelo Branco: IC8
  • Coimbra: A1 e EN109
  • Évora: A6 e IP2
  • Faro: EN398
  • Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19
  • Santarém: A1
  • Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1
  • Porto: A3

Em qualquer caso, os condutores devem saber que estes novos radares de controlo de velocidade média não têm uma localização fixa. O importante não é evitar uma multa do radar, mas sim cumprir os limites de velocidade.