Recomendações para conduzir no outono

Redacción Circula Seguro

23 de Outubro de 2023

O outono chega e com ele, vêm mudanças que podem afetar a condução, por exemplo, menos horas de sol, temperaturas baixas e o início das chuvas da estação. Para além, começam a cair folhas das árvores, o que pode ser especialmente perigoso para os utentes vulneráveis da estrada, como ciclistas ou motocicletas. Conhece todos os fatores que deve ter em conta ao conduzir? Aqui as principais recomendações para não correr riscos e conduzir com segurança, mesmo no outono.

1-A manutenção do veículo é fundamental para evitar imprevistos. O automóvel deve estar preparado para enfrentar condições climáticas adversas. Como já referido, a chuva e as temperaturas baixas são comuns no outono. Por isso, é aconselável verificar principalmente os pneus, travões, fluidos e luzes.

2-Sempre visível. No outono, os dias são mais curtos. Para além, há uma mudança de fuso horário, portanto, menos horas de luz. É aconselhável verificar as luzes e aumentar a visibilidade o máximo possível. Se não conta com luzes diurnas, utilize luzes de cruzamento também durante o dia. Certifique-se que os vidros estão sempre limpos. Em caso de chuva, um para-brisas sujo prejudica a sua visibilidade. Deve também manter o carro limpo para que a sujidade não o torne menos visível para os outros utentes da estrada.

Seoptar por ir de bicicleta, trotineta elétrica ou mota, utilize sempre elementos refletores e cores vivas para ser mais visível. Os utilizadores vulneráveis devem aumentar a sua visibilidade, principalmente com pouca luz.

3-Limpa-para-brisas e escovas prontas para a chuva. Deve preparar-se para as chuvas de outono. Verifique o reservatório do limpa-para-brisas e certifique-se de que as escovas estão a limpar corretamente.

4-Atenção às folhas, principalmente quando estão molhadas. No outono, as folhas secas caem das árvores e depositam-se no asfalto. Isto pode ser especialmente perigoso quando, por exemplo, em mota, bicicleta ou trotineta elétrica. É claro que também devemos evitar zonas completamente cobertas por folhas. Por um lado, podem estar a cobrir defeitos ou objetos na estrada, bem como as próprias marcas da estrada e, por outro, são especialmente escorregadias.

5-Planeie as suas viagens e consulte as previsões meteorológicas e de trânsito. Recomenda-se não conduzir com mau tempo, exceto se necessário, especialmente em dias de nevoeiro, chuva intensa ou neve.

6-Modifique a sua condução de acordo com as condições da estrada e do tempo. Aumente a distância de segurança e diminua a velocidade para poder parar o veículo a tempo, caso necessário. Lembre-se: com chuva, a distância de travagem aumenta. Evite mudanças de velocidade, acelerações e travagens agressivas.

7-Preste atenção aos outros utentes, principalmente aos mais vulneráveis. Como todos sabemos, tendem a ser menos visíveis.

8-Cuidado com os animais soltos. Se estiver em zonas montanhosas, tenha em conta que os animais soltos podem deambular pela estrada. A fauna prepara-se para o inverno, uma época de reprodução e migração de espécies e pode ficar desorientada.

9-Não miniminize a importância da roupa que usa para conduzir. Choveu e está a usar botas de neve? Está ao volante com um impermeável? Por um lado, conduzir com a roupa molhada não é nada confortável. Recomenda-se, portanto, retirar o impermeável e os casacos antes de conduzir. Por outro lado, deve ter liberdade de movimentos. Com galochas não sentimos bem os pedais e com roupa quente ou molhada não conseguimos realizar bem os movimentos.

10-Seja qual for a estação do ano, deve respeitar sempre as regras da estrada. Ao volante devemos usar o bom senso e respeitar sempre a regulamentação.

Esta estação do ano tem uma série de particularidades que a tornam especial, também para a condução. Siga estas recomendações e desfrute do outono.