Entrar na estrada é uma das manobras que pode gerar mais respeito entre os condutores. É agora a altura certa para o fazer? Estão a facilitar a minha adesão? O outro veículo deve reduzir a velocidade? Quando a fila de carros se acumula atrás, as dúvidas surgem e a entrada pode ser ainda mais complicada. Não se preocupe! Para realizar esta integração de forma segura e eficaz, basta respeitar algumas indicações. Aqui vão os detalhes!
Em primeiro lugar, deve ficar claro o seguinte: o facto de um veículo entrar na estrada, seja porque esteve parado, estacionado ou porque vem de outra estrada, ou faixa, chama-se incoproração.
Dez conselhos para uma incorporação perfeita:
1-Verificar que pode entrar sem pôr em perigo os outros utentes. Utilize os espelhos retrovisores e olhe para verificar as condições de trânsito e se é possível a incorporação.
2-Ceder o direito de passagem. Lembre-se que os veículos que circulam na estrada em que vai entrar têm o direito de passagem. Deve tentar, na medida do possível, não alterar a sua velocidade.
3-Ter em conta a posição, trajetória e velocidade dos veículos na estrada ou faixa em que pretende entrar para determinar se pode entrar e a que velocidade deve avançar.
4-Encontrar o intervalo perfeito. Visualize o momnto exato em que pode realizar a manobra.
5-Sinalizar a sua intenção com os piscas.
6- Em caso de utilizar uma faixa de aceleração, lembre-se de aumentar a velocidade progressivamente.
7-Definir a velocidade adequada que permita parar caso necessário.
8-Depois, acelere até à velocidade adequada no final da faixa de aceleração para entrar na estrada. Lembre-se que deve poder parar o seu veículo se for necessário.
9-Entrar gradual e progressivamente.
10-Quando estiver na faixa, mantenha a velocidade de acordo com as condições da estrada e a velocidade máxima indicada.
Devem facilitar a manobra?
Na verdade, embora os outros condutores não sejam obrigados a reduzir a sua velocidade para facilitar a sua entrada, é aconselhável que facilitem, na medida do possível, esta manobra.
Isto é muito importante se falamos de um veículo de transporte público de passageiros que pretende entrar na estrada duma paragem sinalizada. Há que ter em conta que, devido ao seu peso e tamanho, a sua incorporação na estrada é mais complicada do que para os outros utentes.
Entrar na estrada é uma manobra complicada, pelo que deve ser sempre feita de forma adequada, a respeitar os outros utentes e sinalizando sempre a sua intenção. Nas cidades e nos engarrafamentos, recomendamos estabelecer contacto visual para que o condutor da faixa em que vai entrar possa facilitar a sua entrada. Como muitas coisas na condução, a prática é fundamental, desde que feita com respeito e sem desrespeitar as regras da estrada.