Com as altas temperaturas do verão entrar no carro pode ser uma verdadeira tortura. Conseguir arrefecer o automóvel o antes possível é o principal objetivo de todos os passageiros. Volante a arder, ambiente abafado, bancos que queimam e um painel que quase não se consegue tocar… Não perca estes conselhos sobre como tornar o veículo mais confortável.
- Evitar conduzir durante as horas mais quentes do dia. Tentar não conduzir a meio dia, principalmente entre as 15h00 e as 16h00, quando o solo está mais quente e a rua e os telhados emitem mais calor.
- Tentar estacionar o carro em zonas com sombra, embora a melhor opção seja estacionar numa garagem. O automóvel não só estará bem mais protegido como também mais fresco.
- Utilizar parassóis para evitar ao máximo a entrada de calor no carro.
- Ligar o ar condicionado ou o sistema de climatização alguns minutos antes de entrar no veículo. Desta forma, o veículo corrige a sua temperatura.
- Conduzir durante os primeiros minutos com os vidros abertos. Dado que o carro necessita alguns minutos para atingir a temperatura ótima, o ar que entra ajuda a manter os primeiros minutos mais frescos. A medida que se ganha velocidade e a temperatura do carro diminui, é altura de fechar os vidros.
- Não dirigir o jato de ar frio para si ou para os outros passageiros. Para além de não ser saudável, a melhor opção é apontar o jato de ar frio para o tejadilho do veículo. Desta forma, o ar expande-se melhor.
- Hidratar-se frequentemente. É a melhor forma de combater o calor.
- Usar roupas folgadas, transpiráveis e de cor clara, mesmo no carro.
- Experimente o truque japonês para ventilar o carro de forma rápida: baixa a janela do passageiro da frente e depois move rapidamente a porta do condutor, como se fosse um leque. Pode ser feito ao contrário. O objetivo é criar um fluxo de ar para baixar ligeiramente a temperatura no compartimento e reciclar o ar no interior.
Deixar os vidros ligeiramente descidos não faz grande diferença, apenas cerca de 2 graus, mas tudo se soma. Ao determinar a temperatura do interior do veículo, não é recomendável exagerar. O ideal é que não ultrapasse os 20 graus para não afetar a condução e o conforto do condutor e dos passageiros.