Desde o passado dia 31 de dezembro, foi ampliada a rede de locais onde é possível renovar a carta de condução. Conheça os novos espaços.
A partir do passado dia 31 de outubro, passou a ser possível pedir a revalidação da carta de condução de veículos das categorias A ou B em mais 52 espaços de registo e conservatórias em todo o país. Nesses serviços, também é agora possível pedir a substituição da carta de condução por alteração de elementos, bem como a segunda via deste documento.
Nos espaços de registos e conservatórias – onde já era permitido agendar o pedido do cartão de cidadão e o passaporte eletrónico –, passa agora também a ser possível, através de marcação prévia, renovar, substituir ou pedir a segunda via da carta de condução.
Para usar estes serviços, é preciso ter um cartão de cidadão válido, residir em Portugal, indicar o e-mail, saber o código que está associado ao cartão do cidadão ou o número de contribuinte e a senha das finanças.
O pedido do serviço num dos balcões do IRN (Instituto dos Registos e Notariado) pode ser feito de forma espontânea ou com agendamento prévio.
Documentos que precisa para renovar carta de condução
Recorde-se que nos pedidos de revalidação efetuados presencialmente o condutor deve apresentar os seguintes documentos:
- Exibição do original da carta de condução;
- Exibição do original do documento de identificação com residência habitual em território nacional;
- Exibição do Número de Identificação Fiscal;
- Atestado Médico Eletrónico e/ou Certificado de avaliação psicológica, se se aplicar.
Renovar carta de condução mais perto do cidadão
A expansão da rede da carta de condução, através dos serviços do IRN (Instituto dos Registos e Notariado), faz parte do programa SIMPLEX+2016 e pretende aproximar a administração pública dos cidadãos e das regiões mais remotas do país.
Esta é a rede dos balcões que se encontra dispersa por diferentes localidades, de norte a sul do país.
Fotos: irn.mj.pt, mdb.pt