Rótulo do pneu vai ter alterações

Ines Carmo

29 de Janeiro de 2021

A nova rotulagem dos pneus traz mais informações para que possa fazer uma escolha mais consciente no momento da compra. Sabe o que muda?

A partir de maio será iniciada uma nova rotulagem de pneus que permitirá que os consumidores obtenham informações mais pertinentes e mais facilmente comparáveis em matéria de eficiência energética, segurança e ruído, e tomem decisões economicamente justificadas e respeitadoras do ambiente no momento de aquisição dos pneus.

Rótulo do pneu: o que muda?

O novo desenho do rótulo incluí alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho dos pneus: eficiência energética, aderência em pavimento molhado e ruído exterior de rolamento. A informação da rotulagem em cada pneu pode também ser consultada através de um código QR.

No que toca, por exemplo, ao ruído exterior de rolamento é agora indicado pelo número de decibéis e pelas letras A, B ou C. Os consumidores podem aceder à ficha de informação do produto, digitalizando o código QR disponível na etiqueta. Outra novidade consiste em dois pictogramas, onde um deles indica se é um pneu para utilização em condições de neve extremas e outro indica se é um pneu com aderência em gelo. A partir de Maio de 2021, a informação da nova rotulagem de pneus deve também ser disponibilizada para a categoria de veículos comerciais pesados (Classe C3).

Na nova rotulagem, as classes de A a C permanecem inalteradas. Para as categorias de veículos C1 (turismo) e C2 (comerciais ligeiros), que
anteriormente integravam a classe E para eficiência energética e aderência em pavimento molhado pertencerão agora classe D, que
anteriormente estava vazia, ao passo que os que pertenciam às classes F e G serão integrados na classe E. Isto torna a escalas das classes da
rotulagem dos pneus mais clara e fácil de interpretar.

Mais informação

rótulo

Os consumidores podem descarregar mais informações sobre cada pneu, digitalizando o código QR que aparece no canto superior direito da etiqueta do pneu. O código QR fornece um endereço para uma base de dados EPREL (EPREL = European Product Registry for Energy Labelling),
que contém a ficha informativa do produto. Esta mostra todos os valores da rotulagem para o pneu específico, bem como o início e o fim da
produção do respectivo modelo. As fichas de informação do produto são todas introduzidas individualmente na base de dados EPREL pelo
fabricante do pneu e, como no passado, a atribuição à das classe da rotulagem é também responsabilidade do respectivo fabricante.

A nova rotulagem de pneus foi desenvolvida para ajudar os consumidores a escolher pneus mais eficientes em termos de consumo de combustível, ao
mesmo tempo que obtém informação sobre distâncias de travagem em pavimento molhado. Tanto para os consumidores como para os operadores
comerciais, a opção por pneus com maior eficiência energética e pode levar a poupanças substanciais em termos de custos de combustível, bem
como a uma redução de emissões de CO2. A informação clara sobre a aderência em estrada molhada contribuirá para uma maior segurança na
estrada, enquanto a informação sobre o ruído exterior de rolamento é concebida para ajudar a reduzir a poluição sonora gerada pelo tráfego
rodoviário.