Se é ciclista, torne-se visível na estrada

Alberto Valera

26 de Julho de 2019

São cada vez mais os utilizadores que optam pela bibicleta para as suas deslocações em zonas urbanas ou para desfrutar do seu tempo de lazer. E não é preciso ir muito longe, já são muitos os portugueses que vão utilizando este meio de transporte diariamente. Não tantos como no resto da Europa, mas eles já existem.

O facto de muitos utilizadores fazerem uso deste meio de transporte deve-se ao facto de ocupar menos espaço que um carro, não fazerem ruído e são mais fáceis de estacionar e acabam por evitar os engarrafamentos. É um veículo mais vulnerável, é certo, já que pelo seu volume acaba por se tornar pouco visível para camiões, furgões, veículos e até motos.
É precisamente essa vulnerabilidade que o ciclista precisa de ter presente para que a sua precaução seja máxima. Uma das ações fundamentais para melhorar a segurança rodoviária é fazer-se ver por todos os utilizadores da via, não apenas em condições de baixa luminosidade, mas também em plena luz, circulando de forma visível e previsível, assinalando as manobras a caba momento. De acordo com os dados do IMT, 31% dos ciclistas não percebe o perigo de andar de bicicleta à noite sem luzes e apenas 40% afirma utilizar coletes ou marcas refletoras na roupa. O mesmo organismo ainda não presta muita relevância aos ciclistas…
Há momentos na estrada nos quais a convivência entre condutores e ciclistas se torna difícil e conflituosa. Por isso, é preciso reforçar a precaução das duas partes, sobretudo aos ciclistas por serem mais vulneráveis e os que, em caso de acidente, vão ficar em pior estado.
A forma mais eficaz do ciclista se fazer anunciar a todos os outros utilizadores da via e que contem com tempo de reação é colocar marcas refletoras na roupa. O Código da Estrada a isso obriga, prinipalmente quando se circula à noite, por túneis e perante condições atmosféricas adversas. Este material, que deve brilhar na penumbra e ser visível a uma distância de 150 metros, deve ser colocado em coletes, cortaventos e até braceletes. Também deve utilizar as luzes de posição na bicicleta, branca na dianteira e vermelha na traseira, quando circula em zonas urbanas.

Tecnologia para ser visível

Quando se montas numa bicicleta deve sempre evitar utilize cores claras e chamativas. Para além das cores chamativas, pode ainda somar-se alguma tecnologia, que nos últimos anos deu um salto evolutivo no setor das bicicletas, oferecendo o mercado sistemas sofisticados que aumentam a visibilidade das bicicletas, mas também dos próprios ciclistas. Existe, por exemplo, o “revolight”, um sistema de leds brancos que são instalados nas rodas e que se iluminam quando a bicicleta se encontra em movimento.
Outro sistema interessante, que é de grande ajuda na hora de aumentar a visibilidade em estrada, é o “See.Sense.ICON”, uma luz inteligente que nos chega desde a Irlanda do Norte e que conta com sensores que controlam a aceleração da bicicleta, o ambiente ao seu redor e as condições ambientais. Com base nestes parâmetros, a luz ilumina-se de forma mais rápida ou mais lenta e com maior ou menos intensidade.
Alguns fabricantes pioneiros em tecnologias que melhoram a segurança rodoviária, como a Volvo, contam desde 2015 com um spray refletor para ciclistas denominado Life Paint, que permite ser aplicado tanto na roupa como em elementos da bicicleta. É transparente, lavável e não afeta a cor.

Atenção às curvas

Um dos momentos mais delicados na visibilidade dos ciclistas é precisamente as curvas, onde a falta dela e o efeito surpresa por ser cruciais, pois pode acontecer que o carro não veja o ciclista e… o atropele. Para evitar esta situação, os condutores deverão estar alerta e contemplar a possibilidade de que possa surgir um ciclista em qualquer momento e de qualquer lado. Por seu lado, os ciclistas devem fazer-se ver utilizando as tais luzes de posição, assim como a roupa refletora.
Pode ainda utilizar uma boa buzina e inclusivamente uma lanterna na cabeça, sobre o capacete, para chamar a atenção ao resto dos condutores quando se encontram a realizar uma curva, numa intersecção ou num cruzamento. Afinal, todas as medidas são poucas quando o objetivo é ter visibilidade, que permita que os ciclistas sigam cada vez mais seguros.

Fotos: Pixabay