As passagens de nível são locais potencialmente perigosos, não apenas para condutores, mas igualmente para peões, na sua travessia. Tal deve-se ao facto de, muitas delas não terem guarda ou o sistema de controlo de cancelas entrar em avaria, ludibriando assim a realidade do momento.
Se há muitos anos haviam pessoas que controlam as cancelas e a autorização de se efectuar a travessia das passagens de nível, a verdade é que essa profissão acabou por se extinguir e ser substituída por sistemas electrónicos, falíveis.
As boas opções para a segurança dos peões nas passagens de nível
Muitos dos acidentes que ocorrem nas passagens de nível devem-se ao facto de o acidentado conhecer bem o local e crer que conhece igualmente bem os horários dos comboios. Existe aqui excesso de confiança, que promove no individuo uma diminuição do seu estado de alerta.
A pensar nestas situações e por forma a diminuir os casos de sinistralidade em passagens de nível, até porque quando ocorrem proporcionam grandes atrasos nas composições, a entidade responsável pela manutenção e exploração dos Caminhos de Ferro em Portugal, avançou há uns anos atrás, para obras de requalificação nas passagens, retirando o transito de veículos e peões das mesmas.
Uma das recentes obras aconteceu perto da cidade de Coimbra, onde foi edificada uma passagem superior para peões, proporcionando desta forma que estes possam atravessar a linha férrea em total segurança e comodidade.
Uma vez que a zona, onde a obra foi efectuada, alberga muitas pessoas de idade mais avançada, logo com maiores dificuldade de locomoção, tal factor não foi esquecido, estando o espaço equipado, não apenas com escadas, mas também com um ascensor.
De louvar a edificação da obra, bem idealizada, uma vez que garante a totalidade da segurança a quem a utiliza e a total igualdade entre utilizadores. Para dissuadir que peões menos pacientes não utilizem o espaço e atravessem a linha, foi vedado ao nível do solo tal possibilidade, através de um muro erguido.
Um exemplo a desenvolver noutros pontos do país.