O Dia Nacional da Segurança Infantil (23 de maio) está mesmo a chegar. Desde 2017, APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil) celebra neste dia, com uma série de iniciativas destinadas a recordar o muito que ainda há que fazer em matéria de segurança infantil e promover brincadeiras e atividade física para os miúdos. Este ano conta com o apoio da Fundación MAPFRE e da Michelin.
Não há nada mais importante que garantir a segurança das crianças no seu dia a dia. Quando falamos de crianças e mobilidade, esta proteção centra-se particularmente na importância de utilizar um sistema de retenção infantil aprovado e adequado ao seu tamanho e peso. No entanto, é preciso ter em conta que as crianças não são apenas passageiros, mas também são utilizadores de bicicletas, trotinetas e, naturalmente, peões. Para além, não há melhor maneira de garantir condutores responsáveis no futuro do que sensibilizar as crianças hoje. É claro que o jogo e a atividade física são fundamentais.
Na campanha deste ano reivindica-se o espaço público, pelo bem da saúde das crianças. O espaço urbano foi concebido a pensar nos veículos e, especialmente, nos carros, a deixar de lado a importância das crianças brincarem e desfrutarem de percursos seguros de ida e volta para a escola. Defende-se a segurança, mas tendo sempre em conta a necessidade de plena autonomia das crianças. Não adianta deixar de lado os ecrãs se as crianças não puderem andar na rua com segurança.
Por ocasião do Dia Nacional da Segurança Rodoviária Infantil, as escolas são convidadas a este desafio, a pensar, analisar e tomar consciência da importância de garantir plena autonomia das crianças nas ruas. A campanha #aruaénossa tem como objetivo recuperar as ruas para todas as pessoas, para promover modos mais saudáveis e sustentáveis para as deslocações, comportamentos e atitudes que respeitem mais os peões, especialmente os mais vulneráveis, como são as crianças.
Para isso, foi organizado um evento único para aproximar este dia de todas as crianças através das escolas participantes. Para poder participar apenas é necessário informar-se e inscrever-se na APSI, de forma totalmente gratuita.