Aulas começaram: 16 dicas de segurança importantes

aulas

Setembro marca o regresso às aulas. Toda a atenção dos condutores junto das escolas é pouca. Tome nota de algumas regras de segurança. 

Com o início de mais um ano letivoo movimento nas imediações das escolas aumenta novamente. Crianças a entrar e a sair das escolas e a correr a atravessar a estrada (às vezes, fora das passadeiras) obrigam a mil cuidados. Neste tempo de arranque de aulas, fazemos uma síntese de dicas de segurança para os automobilistas terem em consideração:

1

Fique atento aos sinais de aproximação de zona escolar e cumpra sempre os limites de velocidade.

2

Ao aproximar-se de uma escola, desacelere e cumpra ainda com mais atenção as regras de trânsito.

3

Pare sempre quando os autocarros escolares estiverem a carregar ou descarregar crianças para as aulas. Espere e não ultrapasse.

4

No caso das escolas que tenham vigilantes, obedeça às suas indicações de paragem. Eles foram contratados para apoiar também nas entradas e saídas de alunos e garantir a sua segurança.

5

Nunca ultrapasse outros veículos enquanto estiver a guiar numa zona perto de escolas.

6

Se alguém estacionar à sua frente ao pé da escola, aumente a vigilância. Esse carro pode estar a parar para deixar uma criança na escola. Evite manobras precipitadas.

7

Mesmo se permitido, evite fazer inversões de marcha quanto estiver ao pé de uma escola. Uma criança que não compreenda a manobra que pretende fazer pode atravessar-se à sua frente nesse momento.

aulas

8

Telefonar e guiar é proibido e muito perigoso. Sempre. Embora pareça redundante, é vital sublinhar que jamais o deve fazer, bem como enviar mensagens, enquanto conduz ao pé de escolas.

9

Não use os espaços de estacionamento reservados para pessoas com deficiência para deixar o carro “uns segundinhos”, enquanto vai buscar o seu filho.

10

Perto de escolas, diminua a velocidade. Nestas zonas, os limites, por vezes, são restringidos a 30 km/h ou 20 km/h. Mesmo que o limite seja 50 km/h, circule mais devagar do que o limite fixado pela sinalética.

11

Se vai deixar ou apanhar crianças, não o faça do lado da estrada. Faça-o do lado do passeio.

12

Não estacione em segunda fila, pois, além de estorvar o trânsito, impede a visibilidade para outras crianças e veículos.

13

Quando os semáforos estiverem amarelos a piscar, pare e ceda passagem aos peões que atravessam ou queiram atravessar a faixa de pedestres.

14

Esteja preparado para as crianças aparecerem de lugares inesperados, como do meio de viaturas estacionadas. Se vir crianças a andar de bicicleta, deve ter a noção de que elas podem não o ver, nem sinalizar a manobra que querem fazer. Não circule colado e aumente a distância de segurança.

15

Preste muita atenção para as crianças que estão a andar no passeio enquanto olham para os seus telefones. Dado que vão distraídas, podem, a qualquer instante, decidir atravessar sem tomarem as devidas precauções.

16

Nunca bloqueie as passadeiras, pois isso força os peões a contorná-las, levando-os a ir para a estrada.

Fotos: Maxpixel