Já pensou se a realidade virtual for o seu próximo instrutor de condução?

A Realidade Virtual está a ser utilizada pela Galius, representante da Renault Trucks em Portugal, nos processos de entrega de viaturas.

A tecnologia tem tido um contributo decisivo para a diminuição da sinistralidade rodoviária enquanto fenómeno à escala mundial. Evidência disso são os automóveis cada vez mais seguros e tecnológicos, mas também a infraestrutura cada vez mais a interagir com os automobilistas.

No Circula Seguro gostamos de destacar bons exemplos e neste artigo focamos o caso de um projeto em que a realidade virtual pode ser utilizada na aprendizagem de camionistas.

A tecnologia em questão é a iReality, um novo projeto de sensibilização em Técnicas de Condução Avançada suportado por Realidade Virtual (RV), tecnologia de entretenimento disponibilizada pela Galius (empresa do Grupo Nors, representante da Renault Trucks em Portugal) e desenvolvida em parceria com a Hivolve.

O projeto transporta o condutor para um espaço único onde encontrará uma nova experiência de aprendizagem, mais interativa, imersiva, sensorial, flexível e moldada às suas necessidades.

Benefícios do uso da Realidade Virtual

Esse espaço dotará os seus utilizadores de técnicas progressivas de condução em dois horizontes, o primeiro focado na melhoria da eficiência ao nível do consumo de combustível, sustentabilidade, prolongamento da vida útil da viatura e otimização do seu desempenho operacional.

O segundo objetivo é centrado em dotar os condutores de conhecimento capaz de aumentar o seu nível de conforto a bordo, bem como a sua segurança e a do veículo, da carga e dos demais utentes da estrada.

O projeto é apoiado em câmaras 360º e um dispositivo de Realidade Virtual da Samsung e uma conexão micro USB.

A jornada divide-se em três módulos, um dedicado à aprendizagem sobre os acessos exteriores à viatura; um segundo destinado à compreensão e total conhecimento dos comandos existentes; por fim é colocada em prática toda a informação dada nos módulos anteriores, com uma prova em estrada.

Este é um projeto já disponível na Galius Porto e Lisboa e apoiado por uma equipa de consultores, certificados em técnicas de condução avançada.

Fotos: Samsung e Renault