Seis técnicas para evitar que o carro patine ao conduzir com neve

André Serrano

14 de Abril de 2016

Sei que este artigo pode vir em altura inesperada, afinal estamos na primavera, mas, como já deve ter reparado, o clima está muito, muito incerto ainda na semana passada a neve e o granizo se fez sentir, claro que nos pontos mais altos, mas esta neve tardia e, culminada com o sol do dia seguinte, fez com que muitas familias fossem à Serra da Estrela, ora nesse sentido este artigo penso que é tão válido agora como em pleno inverno. 

A neve é muito esperada a cada inverno, sobretudo pelos amantes de desportos como o ski. Contudo, apesar da sua aparência pacífica, pode constituir um verdadeiro perigo. Por sorte, há técnicas para evitar que o carro patine nas deslocações.

A mudança, quanto mais alta estiver, melhor. Circular em mudanças altas, inclusive no arranque , é fundamental quando conduzimos com neve. Desta maneira, evitaremos que as rodas motrizes patinem mais do que o necessário por um excesso de potência do motor. Tal como aconselha a Autoscout24, quando o carro está engatado, convém conduzir a baixas rotações, mas sem forçar o motor.

Sem pressa e sem nervos. Convém conduzir de forma descontraída, sem pressa, sem dar guinadas ou fazer ultrapassagens desnecessárias. Também não se deve travar bruscamente, mas pisar o travão suave e progressivamente. Se se perder o controlo do veículo, é melhor recuperá-lo com o volante, sem tocar o travão ou acelerador.

Ver e ser visto. Os médios devem estar sempre ligados em estradas com neve. Isto permitir-nos-á ver melhor e ser vistos pelos outros automobilistas. Também convém rever o estado das escovas limpa parabrisas e do sistema de climatização para evitar que o carro empane.

Depósito cheio. Tanto o depósito de combustível como a bateria do telemóvel devem estar cheios. Assim, se nos encontrarmos presos, temos a certeza de que o aquecimento funcionará. Se precisarmos de pedir ajuda, ter um telefone funcional é a melhor opção.

Atenção às placas de gelo. Sé à neve na estrada adicionarmos as placas de gelo, o perigo multiplica-se. O mais aconselhável nestes casos é não travar, sobretudo se o carro não dispões de ABS. Se, além disso, se acelera fortemente, podem-se bloquear as rodas traseiras (sobreviragem) ou as dianteiras (subviragem). Por isso, o melhor é manter uma velocidade constante até que saia da placa de gelo.

Correntes e pneus de inverno. Se a neve aparecer em algum momento do trajeto, deve ter sempre correntes no carro, já que a sua utilização pode ser obrigatória. No caso da neve fazer parte da paisagem habitual, o recomendável é colocar pneus de inverno, especialmente se a temperatura não subir dos 7ºc.

Um último conselho: não se esqueça de visitar a sua oficina de confiança se vai fazer uma viagem grande até algum destino com neve. Este hábito pode ser a diferença entre uma situação desagradável e um final feliz.