Smart parking: estacionar facilmente na era digital

Redacción Circula Seguro

24 September, 2021

Estacionar é uma das situações mais stressantes para os condutores. De facto, há estudos que indicam que procurar uma vaga de estacionamento causa ainda mais ansiedade que um congestionamento de trânsito.

Felizmente, a tecnologia está a mostrar aqui o seu lado mais amigável, ao tornar esta tarefa muito mais fácil: aplicações colaborativas nas que, através da geolocalização, podemos saber onde há uma vaga livre de estacionamento, aplicações que ajudam a obter o nosso bilhete virtual dos parques de estacionamento regulamentados em vias públicas, avisos sobre o tempo disponível até a sua expiração e também permitem ampliar o tempo com o nosso telemóvel, para além dos smart parkings ou parques de estacionamento inteligentes. Porém, o que são e como funcionam?

Sair de casa com a reserva feita

Os smart parkings permitem melhorar muito o estacionamento em áreas fechadas, para que a experiência do condutor seja muito mais ágil e simples. Este tipo de tecnologia considera que o primeiro passo para diminuir o stresse da procura de estacionamento, começa antes mesmo de pôr-se ao volante. Quando desde nosso lar ou lugar de trabalho imaginamos a zona à que temos que nos deslocar e intuimos que não será fácil encontrar um espaço, já começamos a nos inquietar. Bem, a digitalização permite controlar a disponibilidade de estacionamento e até reservar uma vaga para que quando cheguemos não tenhamos que estar a dar voltas para encontrar um lugar livre.

Acesso por matrícula

Outra das grandes vantagens desta tecnologia é o acesso por matrícula. Isto significa que, ao chegar ao parque de estacinamento, um sensor da barreira de entrada lê a nossa matrícula e nos permite entrar sem ter de tocar um botão ou recolher um bilhete.

O pagamento na saída também pode ser feito com o nosso próprio telemóvel, sem a utilização de papéis, caixas ou moedas. Para além de ganhar em agilidade, este procedimento também evita ter de esperar para pagar, portanto, ganhamos em segurança. Depois do pagamento, o sensor de saída lê novamente a nossa matrícula. Quando o pagamento é feito corretamente, a barreira de saída abre-se.

Menos poluição

Outro efeito positivo do smart parking é que o seu aparecimento ajudou a reduzir o trânsito nas grandes cidades à medida que menos veículos circulam à procura do cobiçado espaço livre. Portanto, esta tecnologia contribui também na redução da emissão de gases poluentes. Por outro lado, os condutores também podem evitar coimas. Uma coima de estacionamento pode ser de 80 e 200 euros.

Ciente da importância do estacionamento no crescimento económico, consumo, acesso ao lazer e cultura (a oferta cultural das grandes cidades está frequentemente em áreas onde os espaços de estacionamento são um bem especialmente escasso), este sector está em constante inovação e transformação para tornar a mobilidade dos condutores mais ágil, segura e eficiente.

Etiquetas

Mais smart
--

Uma iniciativa da: